Uma tatuagem que permite controlar o volume da música no celular ou que pode mudar de cor conforme a temperatura corporal. Este é o novo projeto que está sendo desenvolvido pelo Microsoft Research e pelo MediaLab do MIT.

O DuoSkin reúne tecnologia e estilo para criar tatuagens temporárias capazes de se comunicar com outros aparelhos. “No futuro, as tatuagens serão assim. Não apenas tecnicamente sofisticadas, mas uma extensão do próprio corpo”, diz Cindy Hsin-Liu Kao, estudante de PhD envolvida no projeto.

As tatoos têm três usos diferentes. O primeiro é o de controlar outros aparelhos com um toque na pele, como o smartphone. Outra função é usar componentes como luzes de LED para que a tatuagem mude conforme estímulos como a temperatura corporal. Além disso, as tatuagens temporárias também podem armazenar e transmitir informações.

Tatuagens da DuoSkin (Foto: Divulgação/DuoSkin)
Tatuagens da DuoSkin (Foto: Divulgação/DuoSkin)

O produto é feito com folhas de ouro, usadas geralmente em bebidas e chocolates. As folhas recebem microcontroles capazes de executar as funções. Segundo os pesquisadores, este material se mostrou ideal nos aspectos técnico e estético. O projeto não tem previsão de chegar ao mercado.

Fonte: Revista PEGN