Segundo o Gartner, Microsoft domina e-mail na cloud em grandes empresas públicas

O mercado de e-mail em nuvem ainda está em estágios iniciais de adoção com 13% das empresas de capital aberto globalmente usando um dos dois principais fornecedores de e-mail em nuvem, de acordo com o Gartner. Estudo recente do instituto de pesquisas descobriu que 8,5% das empresas públicas usam e-mail na nuvem da Microsoft, o Office 365, enquanto 4,7% usam o Google Apps for Work.

O restante das empresas (87%) pesquisadas têm e-mail no local, em nuvem híbrida, ou privada gerida por fornecedores menores.Para chegar a esses resultados, o Gartner analisou um grande número de registros de encaminhamento de e-mail disponíveis publicamente.

O instituto de pesquisas utilizou os endereços de servidores de e-mail nos registos de domínio de quase 40 mil empresas de capital aberto no mundo.Entre as organizações que usam o e-mail em nuvem do Google e da Microsoft, a Microsoft está à frente na maioria das indústrias, particularmente em setores regulamentados, incluindo serviços públicos, energia e aeroespacial.

Já o Google lidera em segmentos da indústria com mais concorrência e menos regulação, como software, varejo, propaganda, mídia, educação, produtos de consumo, alimentos e bebidas e viagens.

Segundo o estudo, a popularidade do Google está ainda entre as pequenas empresas, com participação em 50% das companhias com faturamento inferior a US$ 50 milhões.