A Inteligência Artificial (IA) surge como a bola da vez na indústria de tecnologia da informação. O conceito aparece na estratégia de players como IBM, Microsoft, Apple, Amazon e Google. A Salesforce é o mais novo gigante de TI a se unir a esse time.

A provedora de ferramentas de CRM em nuvem anunciou o lançamento do Einstein, uma ferramenta que combina aprendizado de máquina, deep learning, análise preditiva, processamento de linguagem natural, descoberta inteligente de dados e outros recursos.

“O mundo está à beira de uma revolução da Inteligência Artificial, que transforma a maneira como pessoas se relacionam com a tecnologia e entre si”, sintetiza a fabricante, citando que o conceito já é aplicado para melhorar experiências de consumo por empresas como Apple, Facebook, Amazon, Netflix e Spotify.

De acordo com a companhia, a solução injetará “capacidades avançadas de IA” através dos produtos que compõem sua plataforma, permitindo que empresas compreendam, personalizem e sejam mais preditivos no relacionamento com seus clientes.

A ideia, também, é que o Einstein possibilite que usuários configurem e/ou construam aplicações com recursos inteligentes, capazes de extrair valor e aprender a medida que são utilizados.

Para a provedora, o conhecimento técnico e a infraestrutura necessária para desenvolver soluções de IA estão fora do alcance da maioria das empresas hoje, pois isso exige recursos significativos de engenharia para gerir os processos de integração de dados e código.

A Salesforce pretende democratizar o acesso a esses recursos em suas soluções e fazer com que as capacidades de IA sejam pervasivas através de sua plataforma em nuvem.

“A inteligência do Einstein estará embarcada dentro de um contexto de negócios, provendo descobertas relevantes de forma automática, prevendo comportamentos e recomendando melhores ações”, lista a empresa.

Fonte: Computer World