20170821185219_660_420

A Samsung apresenta o Galaxy Note 8 nesta quarta-feira (23) em Nova York, nos Estados Unidos. Após o fiasco da geração anterior, cujas vendas foram interrompidas por causa de explosões na bateria, a companhia coreana quer provar que pode dar a volta por cima com uma ficha técnica de ponta e design impecável.

Design

Como de costume na linha Note, a Samsung tende a reaproveitar o mesmo padrão visual do Galaxy S8. Ou seja, o aparelho deve chegar com a parte frontal ocupada quase que inteiramente pela tela e sem botões físicos, como nas gerações passadas. Além disso, o telefone deve ser feito de metal e vidro.

Em diversas imagens vazadas, é possível observar que o Galaxy Note 8 contará com um conjunto duplo de câmeras traseiras, seguindo rivais como o iPhone 7 Plus e o LG G6. Assim como o S8, o telefone deve trazer o leitor de digitais ao lado do sensor fotográfico traseiro, o que gerou críticas de alguns usuários por conta da proximidade das lentes.

O Galaxy Note 8 tende a ter um compartimento especial para guardar a canetinha S Pen, que é uma das principais marcas da linha. Por fim, a Samsung deve lançar o seu telefone com proteção IP68 contra água e poeira, o que permitirá mergulhos a uma profundidade máxima de 1,5 metro por até 30 minutos.

Tela

O Galaxy Note 8 deve ser lançado com uma tela Super AMOLED “gigante” de 6,3 polegadas com resolução QHD+ (2960 x 1440 pixels) e densidade de 522 pixels por polegada (ppi). Apesar do espaço extra do display, o aparelho não tende a ser muito grande por conta das bordas mínimas similares às vistas no S8 e no S8 Plus. Outra semelhança deve ser as extremidades laterais curvas e com atalhos para aplicativos, notificações e outros truques.

ReproduçãoA tela do novo telefone da Samsung terá integração especial com a caneta S Pen, permitindo que o usuário tenha uma alternativa ao uso com os dedos. É possível que a fabricante apresente novas funcionalidades e mantenha alguns recursos atuais como anotação com o display desligado. O Note 8 deve possuir a proporção 18:9 (2:1), o que na prática significará um telefone mais “altinho” que o antecessor.

Câmera

Pela primeira vez, a Samsung deve apresentar um telefone com um conjunto fotográfico traseiro duplo. Segundo o Phone Arena, o Galaxy Note 8 trará um sensor principal de 12 megapixels com lentes grandes angulares e abertura de f/1.7, além de um secundário de 13 megapixels telefoto com f/2.4. Também são esperados foco de detecção de fases, flash LED duplo e estabilização óptica de imagens.

A adoção de uma câmera dupla pode dar ao Galaxy Note 8 a capacidade de aplicar zoom óptico de até duas vezes sem que haja grande perda na qualidade da imagem. Além disso, é possível que o telefone tenha um modo Retrato similar ao do iPhone 7 e do recém-apresentado Moto Z2 Force. Já os vídeos com o sensor traseiro deverão ter resolução 4K (2160p) e gravação em câmera lenta.

Os selfies do Galaxy Note 8 devem ter resolução máxima de 8 megapixels, com abertura de f/1.7 para compensar ambientes com baixa luminosidade. É possível que o telefone chegue com alguns recursos extras para aperfeiçoar as fotos do usuário.

Especificações

O Galaxy Note 8 pode ser apresentado em duas variantes: uma com o processador Snapdragon 835 para os Estados Unidos e outra com um chip Exynos 8895 para o Brasil e outras regiões, ambos com oito núcleos. Além disso, o telefone deve trazer 6 GB de memória RAM, 64 ou 128 GB de armazenamento interno e entrada para cartão de memória, de acordo com o Android Central.

ReproduçãoAo contrário do iPhone 7 e do Moto Z2 Force, o Galaxy Note 8 não deve abandonar a entrada para fones de ouvidos convencionais. Além disso, é possível que o telefone chegue em versão dual-chip, utilizando a gaveta híbrida do cartão de memória. São previstas ainda as conexões USB-C, Wi-Fi, 4G, Bluetooth 5.0 e NFC.

Partindo para a bateria, rumores indicam que o Galaxy Note 8 terá um componente de 3300 mAh contra 3500 mAh do Note 7 e 3000 mAh do S8. Para evitar os problemas de 2016, é provável que a Samsung invista em testes adicionais de segurança e aborde isso durante o lançamento. Por fim, funcionalidades como carregamento rápido e sem fio também devem ser mantidos.

Sistema operacional e funcionalidades

A Samsung deve apresentar o Galaxy Note 8 ainda com o Android 7.0 (Nougat) de fábrica, com tendência de atualização para a versão 8.0 (Oreo) nos próximos meses. O sistema chegará ainda com a Samsung Experience, novo nome da TouchWiz, que é a interface própria da empresa e inclusão de aplicativos de fábrica.

Além das funcionalidades da S Pen já mencionadas, o Galaxy Note 8 deve ter suporte ao acessório Samsung Dex, que transforma o celular em um computador de mesa quando conectado a um monitor e teclado. Para reforçar o segurança, o telefone deverá ter desbloqueio através de impressão digital e leitor de retina.

Preço e disponibilidade

Apesar da apresentação nesta quarta-feira (23), o Galaxy Note 8 só deve chegar às lojas no exterior a partir do dia 15 de setembro, com pré-venda começando logo após o evento. Além disso, é especulado que o telefone custe cerca de US$ 900 (cerca de R$ 2.840) lá fora. No Brasil, contudo, ainda não há data de lançamento prevista.

Quer ficar por dentro das novidades do Galaxy Note 8? Acompanhe a cobertura do Olhar Digital diretamente de Nova York nesta quarta-feira (23) a partir do meio-dia.

Fonte: Olhar Digital