O mundo digital de hoje exige nova forma de pensar, novos recursos, execução mais rápida e, mais importante, empresas precisam de uma força de trabalho completa e integrada. Precisam de uma força de trabalho que possa cumprir a promessa proposta pela transformação digital.
Uma força de trabalho diversificada pode conseguir isso. Também pode gerar mais lucro. Então, será que uma equipe diversificada é o segredo para permanecer relevante e rentável no mundo digital?
A verdade é que a diversidade significa uma oportunidade de crescimento importante para os negócios, como comprova pesquisa realizada pela McKinsey&Company. Companhias que se encontram no quartil superior da diversidade de gênero da pesquisa estão entre as 15% com maiores chances de retornos financeiros mais significativos do que os auferidos por seus concorrentes. E as que possuem diversidade racial e étnica estão entre as 35% com maior probabilidade de auferir retornos financeiros acima de seus pares. Ou seja: é possível afirmar que a diversidade no local de trabalho – seja em cargos de pessoal, gestão, nível C ou conselho de diretoria – gera melhores resultados para os negócios.
Ter uma força de trabalho diversificada já não significa mais apenas paridade entre gêneros. Diversidade significa empregar pessoas de diferentes gerações e culturas, pessoas com capacidades diversas e também certificar-se de que há igualdade em todas as dimensões da diversidade.
Assegurar que sua força de trabalho seja representativa dessa geração e abraçar suas perspectivas vai garantir a capacidade de atender às demandas dos clientes.
Então, como uma empresa pode assegurar verdadeiramente que está adotando a diversidade em sua força de trabalho e que isso não se trata apenas de teoria? Concentrando-se na inteligência de gêneros, estipulando metas para promoção de mulheres a cargos de liderança, proporcionando treinamento a líderes locais e globais, quando for o caso, garantir que processos de recrutamento e avaliação levem em conta diferentes comportamentos nas tomadas de decisão e estilos de gestão. A diversidade deve ser integrada em cada parte da fase da gestão de talentos, desde atração de candidatos até desenvolvimento e orientação da próxima geração líderes.
A desigualdade no mercado de trabalho é um dos maiores desafios enfrentados por organizações de todos os tamanhos e setores em todo o mundo. Além de comprometer-se com a igualdade em seus negócios, empresas podem ajudar clientes em seus caminhos na direção da diversidade no local de trabalho. É preciso incentivar empresas diversificadas, com líderes fortes que promovam modelos como esse – o da diversidade de gênero, o da diversidade cultural e sob diferentes pontos de vista.
A cultura de uma organização é a batida do coração dos negócios. É o que atrai talentos e o que ajuda sua atual força de trabalho a prosperar. Acima de tudo, ao olhar para seus profissionais, não se esqueça de que a diversidade é uma boa prática de negócio – resultados fortes geram o hábito. E a diversidade gera resultados.
*Rob Enslin é presidente da Área de Operação Global de Clientes da SAP