Olá Pessoal,

Com publicação do edital do BRB, muitos alunos ficam preocupados com as provas discursivas. Nesse artigo, vou te passar algumas instruções fundamentais para sua prova.

A primeira coisa é entender como sua nota será formada. Segundo o edital, para cada candidato, será calculada a pontuação final na questão da prova discursiva (QPDn) da seguinte forma: QPDn = DCEn – ((NEn/TLn) x 2).

Percebe que sua nota será diminuída em função dos seus erros gramaticais.  Segundo o edital, a avaliação do domínio da modalidade escrita da Língua Portuguesa totalizará o número de erros (NEn) do candidato, considerando-se aspectos como acentuação, grafia, pontuação, concordância, regência, morfossintaxe, propriedade vocabular e translineação.

Por outro lado, note que o efeito desses erros pode ser amenizado pela quantidade de linhas. Segundo o edital, para o texto dissertativo e(ou) descritivo, será computado o número total de linhas (TLn) efetivamente escritas pelo candidato.

A nota de conteúdo é chamada de Domínio do Conhecimento Específico (DCEn), assim distribuídos. Esse nota segue a seguinte fórmula: DCEn (Domínio do Conhecimento Específico) = TXn + ARn + CCn + ECn.

O primeiro elemento da nota é o Tema/Texto (TXn). Aqui será  verificado a adequação ao tema (pertinência ao tema proposto), a adequação à proposta (pertinência quanto ao gênero proposto) e a organização textual (paragrafação e periodização). Então, para obter a nota máxima, três aspectos serão avaliados.

No primeiro aspecto, você deve manter o seu texto focado no tema. Sair do tema é que chamamos de fuga ao tema. O perigo mora quando você não sabe o tema e passa a falar de outros assuntos no seu texto. Note que mesmo que os assuntos sejam correlatos, você será penalizado se escreve fora do que foi pedido. O segundo ponto é manter o texto dentro do tipo pedido. No caso, ele poderá ser descritivo ou dissertativo. O último aspecto é que seu texto deve ser organizado. A dica aqui é usar um parágrafo por item solicitado e responder na ordem dada pelo comando da questão.

A argumentação (ARn) irá verificar o conhecimento do assunto e se as ideias estão concatenas. Assim, é importante unir os parágrafos. Lembre-se que o texto é uno. E não a junção de retalhos de texto.

Na coesão e coerência (CCn) serão verificadas a coesão textual (retomada pronominal; substituição lexical; elipses; emprego de anafóricos; emprego de articuladores/conjunções; emprego de tempos e modos verbais; emprego de processos lexicais: sinonímia, antonímia, hiperonímia, hiponímia) e a coerência argumentativa (seleção e ordenação de argumentos; relações de implicação ou de adequação entre premissas e as conclusões que delas se tiram ou entre afirmações e as consequências que delas decorrem). Aqui o bizu é usar expressões curtas e na ordem direta. Isso irá fazer com que você perca menos pontos.

Na Elaboração Crítica (ECn) será a  pertinência dos argumentos selecionados fundamentados em informações de apoio, estabelecendo relações lógicas, que visem propor valores e conceitos. Note que aqui serão verificados se os argumento utilizados estão de acordo com tema proposto.

Na última prova, foi dada a opção do texto ser dissertativo ou descrito. Veja:

Na área de tecnologia da informação, uma das principais formas de se calcular os gastos de um sistema bancário é por meio dos milhões de instruções por segundo (MIPS). Nesse sentido, analistas desenvolvem códigos eficientes para a redução desses gastos. Considerando a eficiência dos códigos, redija um texto dissertativo e (ou) descritivo acerca de outros benefícios (além do citado), algumas boas práticas para eficiência na linguagem SQL e o porquê de serem consideradas boas.
Por fim, quando se trabalha em sistemas muito antigos, é comum reavaliar programas já escritos para tentar melhorá-los, então, utilizando o comando SQL SELECT * FROM CLIENTES WHERE saldo < 5000 para buscar nome, sobrenome e CPF de clientes que têm um saldo menor que R$ 5.000,00, redija um texto dissertativo e (ou) descritivo a respeito de algumas ações que poderiam tornar a busca mais eficiente, considerando-se que o comando acesse a tabela diretamente.

A mesmo opção foi dada na questão sobre COBOL. Veja:

Leia, com atenção, o texto a seguir.
O JOB Card é a primeira parte do job  e indica tanto o início deste quanto as informações a respeito do cliente, do programador, do nome e de alguns parâmetros que também darão informações de como o job  irá funcionar.
Disponível em: <http://regismain.wikidot.com>. Acesso em: 22 jul. 2019, com adaptações.
Considerando que o texto apresentado tem caráter meramente motivador, redija um texto dissertativo e (ou) descritivo com o tema “O cartão JOB da linguagem de programação COBOL”. Aborde, necessariamente, os seguintes tópicos:
a)   a função do componente JOB NAME, o número da coluna em que deve ser colocado e o respectivo tamanho máximo;
b)   a função do campo OPERATION FIELD; e
c)   a função do componente MSGCLASS.

Fonte: Blog Gran Cursos Online