Muitas pessoas comentam comigo que não conseguem compreender por que tal fulano conseguiu alcançar o sucesso em tão pouco tempo.

Há inúmeros preconceitos sobre quem consegue galgar rapidamente os degraus rumo ao que tantos almejam: uns dizem que é por causa de amizade, que só pode ser parente, e no caso das mulheres trazem especulações ainda piores, como a do famoso teste do sofá. Mas estas não são, em sua grande maioria, as realidades dos profissionais que conseguem um lugar ao sol rapidamente.

Não ficarei aqui falando do acompanhamento do mercado, de novas tecnologias, etc., pois isso são textos de praxe, e a maior parte dos profissionais já tem ciência disso.

Existe todo um esforço e experiência para que consigam o upgrade na carreira, mas o principal fator, o que centraliza essa possibilidade, é principalmente a capacidade de esses profissionais persistirem nos momentos difíceis e aliarem a isso à esperança e à saúde mental.

Essa capacidade de superar dificuldades, mantendo-se centrado e encarando os desafios não como muralhas intransponíveis, mas sim como um simples processo pertinente ao trabalho a ser feito, revela maior facilidade em lidar com o estresse, reduzi-lo e, por consequência, administrar adversidades sem perder o estímulo.

Esse tipo de profissional encara as situações que grande parte das pessoas considerariam como desfavoráveis, sem deixar de lado as continuidades de seus planos e metas.

Mas, então, como as pessoas conseguem fazê-lo?

Não há mágica. O grande fator que permite a resiliência é realmente ter o foco na carreira que se quer seguir, gostando daquilo que há para fazer.

Mas também há, como qualquer coisa na vida, um planejamento sobre isso. Afinal de contas, o entendimento de “alcançar o sucesso” é compreendido individualmente por cada profissional.

Para uns basta ganhar muito dinheiro, para outros basta alcançar níveis altos no cargo ou na empresa em que trabalham ou simplesmente ter um sentimento de conquista. Se você definir exatamente aonde quer ir, fica mais fácil chegar. O planejamento torna-se prazeroso. Caso contrário, igualmente a dirigir um automóvel sem conhecer os caminhos, pode até ser que por sorte você chegue até o seu destino, mas na grande maioria dos casos ficará dando voltas e, no fim, terá que parar o carro para rever seus trajetos.

O próximo passo é avaliar quais são seus pontos fortes a serem mantidos e, principalmente quais são os fracos a serem trabalhados e melhorados. Isso aumenta potencialmente as suas possibilidades no ambiente organizacional.

Procure ouvir as críticas de seus colegas e gestores e avaliar se elas realmente fazem sentido. Seja sincero consigo mesmo nessas avaliações, pois elas poderão servir de base para as correções que você precisa fazer.

Se você souber onde quer chegar e o que precisa aperfeiçoar em si, terá muito mais possibilidades e visão ampla.

Mas lembre-se que alcançar o sucesso é um processo e, como todo processo, deve ser revisado constantemente para adequar-se a novas realidades e perspectivas.

O sucesso está dentro de você.