É fácil assumir que a transformação de um ambiente de trabalho digital envolve somente a tecnologia, mas as pessoas são o principal alicerce para qualquer mudança organizacional. Para se atingir sucesso ao adotar uma estratégia que estabelece um local de trabalho moderno, as empresas têm de ter em mente questões sociais e culturais que vão além da área de TI, responsável pelas ferramentas que serão utilizadas; o RH, que ajudará a conduzir a jornada de transição dos colaboradores, tem papel fundamental nesta jornada.

Um dos principais desafios desta área é definir e coordenar a estratégia de adoção como um olhar fundamental na experiência de trabalho das pessoas, de forma que elas se adaptem enxergando valor para o seu cotidiano e, consequentemente, reduzindo o estresse e o impacto da mudança. Além disso, o RH é crucial para que os colaboradores sintam-se suportados pela organização, uma vez que, quando uma transformação digital se inicia, teme-se a redução de postos de trabalho, a mudança dos hábitos há anos cultivados e a necessidade de reciclar habilidades para manter relevância e produtividade. Neste sentido, uma equipe de liderança presente e comunicativa é fundamental para superar resistências, ajudar no gerenciamento de conflitos e habilitar a absorção mais rápida das tecnologias por meio do engajamento direto das equipes. Por isso, deve existir um trabalho em conjunto da área de RH e TI, para que pessoas e ferramentas possam gerar eficiência e atingir os resultados esperados pela empresa.

Um exemplo que pode ser levado em consideração pela área de Recursos Humanos são os elementos humanos habilitados pelas tecnologias, como a possibilidade de colaboradores trabalharem com maior flexibilidade, capacidade colaborativa e de forma independente. De acordo com uma pesquisa da Avanade, o uso dessas ferramentas proporcionou o aumento da produtividade de 67% das organizações que adotaram o ambiente de trabalho digital. Além disso, 43% tiveram um resultado direto de crescimento da receita.

As possibilidades que se apresentam pelos meios digitais também impactam positivamente uma atuação mais estratégica do departamento de RH: por meio do uso da automação é possível reduzir a quantidade de trabalho operacional dessa área. O uso da tecnologia de forma assertiva pode melhorar o processo de recrutamento e de integração, o acompanhamento de candidatos, além do treinamento de pessoal online. Pode ainda criar mecanismos para conhecer profundamente a população de funcionários e colaboradores, sua dinâmica de trabalho e, consequentemente, definir precisamente programas de aquisição, desenvolvimento e retenção de talentos, além de remuneração e benefícios, com alta aderência e retorno.

A adoção do local de trabalho digital é desafiadora para as empresas porque exige novas formas de se trabalhar e está em constante evolução, e é inexorável, dado que será uma fonte de substancial ganho de vantagem competitiva. A principal delas envolve uma redefinição significativa das habilidades e trará uma grande mudança nas práticas de trabalho. Tecnologia e pessoas são interdependentes no ambiente corporativo, e não existirá uma evolução em satisfação e produtividade de forma casada no adoção digital sem uma parceria profunda entre TI e RH.

Fonte: Canaltech