Estudo encomendado pela CA Technologies à Coleman Parkes para examinar como as empresas estão encarando Agile e DevOps dentro de seus programas de transformação digital e o impacto que essas abordagens estão tendo no desempenho do negócio revela resultados positivos entre aqueles que já deram início aos seus projetos. Em média, as empresas disseram ter elevado sua eficiência operacional em 52% e a receita em 50%. Percentuais bem acima dos registrados para as médias globais, de 38% e 37%, respectivamente.

Os 75 brasileiros, entre o 1.770 executivos entrevistados para o estudo, também acreditam que, em média, a transformação digital melhorou a experiência do cliente (78%), aumentando sua satisfação (58%) e sua retenção, tornando-o mais fiel (50%).

“A experiência do usuário está no centro de todo o movimento feito pelas empresas”, comenta João Fábio Valentin, vice-presidente de DevOps da CA na América Latina. A maioria delas está transformando a maneira como projeta, desenvolve e entrega aplicações para que possam oferecer aplicativos de qualidade, mais rápido do que nunca. O que, por sua vez, torna os processos de desenvolvimento de software, como Agile e DevOps, críticos para o sucesso. Combinadas, as duas práticas ajudam as empresas a reagirem melhor à dinâmica do mercado com rapidez e confiança. Completa o rol de requisitos, a facilidade de uso com a maior segurança possível, centrada na identidade o usuário. Tripé no qual a CA vem pautando sua atuação nos últimos anos.

Ainda de acordo com o estudo, usuários avançados de Devops agem 36% mais rápido, em média, diante de oportunidades, na percepção dos brasileiros participantes do estudo. E usuários avançados de Agile 28% mais rápido.

Há vantagens também em adicionar práticas do DevOps a um ambiente ágil. Isso melhora o crescimento de novos negócios em 63%, e a eficiência operacional em 41%, na média global.

Em nível global, 88% das empresas entrevistadas já adotaram Agile em algum nível, porém só 6% já compreenderam que Agile não diz respeito apenas à tecnologia, é uma mudança cultura, razão de utilizarem metodologias ágeis em toda a organização.

Em relação à segurança, 82% dos entrevistados, a nível global, concordam que uma solução de segurança centrada em identidade é crítica para o negócio, porém apenas 25% já usam esse approach. Por outro lado, 75% admitem que seus ambientes são protegidos por sistemas de segurança básicos ou muito limitados.

“A visão moderna da segurança corporativa é de uma camada transparente que abrange todo o processo de criação e operação de um sistema ou aplicativo de forma automática e sem gerar dificuldades. Ela é construída para se auto conectar e, assim, proteger o que deve ser protegido. Com a diversidade de ambientes, dispositivos e tipos de dados crescendo cada vez mais, assegurar a confidencialidade e o acesso às informações é vital”, diz Denyson Machado, diretor sênior de Segurança da CA na América Latina.

Entre os brasileiros 65% consideram que a segurança centrada em identidade torna os empregados mais produtivos e 78%, que ela ajuda a deixar os clientes mais satisfeitos.

Confira outros dados globais no infográfico abaixo.

Fonte: ComputerWorld