Programmer wo

Durante algum tempo, perguntei-me se os programadores simplesmente desenvolvem um sistema (seja ele online, offline, web e outros) ou se eles procuram entender realmente qual é ou como funciona o negócio das empresas para quem trabalham.

Aliás, para um programador ou desenvolvedor, qual é a real importância de entender esse funcionamento?

Ter raciocínio lógico e conhecer bem a linguagem com a qual irá trabalhar é suficiente? Se eu dissesse que a resposta é “sim”, então estaria dando uma resposta incompleta.

Afinal de contas, quando utilizam apenas casos de uso em um momento ou outro, surgirão dúvidas, e pode ter certeza: não serão dúvidas sobre programação, mas sim sobre a “análise do sistema”, ou seja, a análise do negócio!

Tempos atrás, os profissionais analistas de sistemas se diferenciavam dos programadores, mas hoje essa diferenciação fica quase sem sentido.

Isso quer dizer que você tem que ser um analista programador de sistemas, quer dizer que você tem que saber o porquê de estar programando para aquele projeto. As coisas fluem com mais facilidade. O programador TEM que entender pelo menos o mínimo do negócio para o qual está desenvolvendo, para que possa criar com decência o seu código.

Além disso tudo, faz diferença na hora de procurar uma nova oportunidade, seja para subir na carreira, seja para aumentar a remuneração…

Seja lá qual for o motivo, quando você estiver participando do processo seletivo, o entrevistador perguntará quais foram as suas experiências e projetos e, além disso, pedirá a você para comentar um pouco sobre elas. Se você simplesmente se ateve a escrever linhas e mais linhas de código, você não se diferenciará.