Os passaportes podem estar com os dias contados. O Departamento de Imigração e Proteção de Fronteiras da Austrália anunciou que pretende introduzir sistemas de reconhecimento biométrico, através da face, íris ou impressão digital, em seus aeroportos internacionais.

Apesar de vários aeroportos já utilizarem os chamados portões inteligentes, nos quais viajantes só precisam escanear os passaportes, o novo sistema que o governo pretende implementar nos próximos três anos vai mais longe.

A nova tecnologia tem como objetivo tornar a experiência de chegada no país mais eficiente, além de facilitar a identificação de passageiros que estejam em alguma lista de vigilância.

As autoridades planejam testar o sistema no aeroporto de Canberra a partir de julho, antes de levá-lo para aeroportos mais movimentados, como o de Sydney ou Melbourne, para testes adicionais em novembro. Até 2020, o governo quer que o sistema seja capaz de processar dados de 90% dos viajantes automaticamente sem envolvimento humano.

Fonte: OlharDigital