“Toda empresa se transformará em uma empresa digital”, enfatizou Satya Nadella. O CEO aproveitou a abertura do World Partner Conference 2016 para intensificar a mensagem (e as apostas) da Microsoft com relação à digitalização da economia.

O executivo observou que, cada vez mais, as companhias buscam novas formas de maximizar lucros, estreitar o relacionamento com seus clientes, otimizar operações e dar mais capacidade ao seus funcionários. A conjunção desses fatores, somada ao uso de TI, permite que redefinam a forma como fazem negócios.

Durante sua apresentação, ele aproveitou para reforçar os três pontos que tem direcionado a estratégia da fabricante de software: reinventar a produtividade, criar uma plataforma cloud inteligente e tornar a computação ainda mais pessoal.

“Tudo o que fizemos é para dar mais poder às organizações”, afirmou o CEO, discursando para uma audiência de 16 mil pessoas que acompanhavam sua palestra na abertura do WPC 2016, que começou na manhã dessa segunda-feira (11/07), em Toronto (Canadá).

Nadella projetou que, no movimento de transformação digital, o cliente assume uma posição ainda mais participativa na construção de soluções computacionais. “Veremos isso em empresas de todos os tamanhos,  ao redor do mundo”, acrescentou.

Ele reforçou a ideia de que toda companhia terá ofertas de tecnologia. “É bom estar no mercado de fornecimento de TI enquanto o mundo se digitaliza”, adicionou, observando que, com a intensificação no uso de recursos, a tecnologia ajudará clientes e parceiros a criarem novas abordagens e, aí sim, haverá um grande impacto na geração de receitas em escala global.

O CEO indicou que a Microsoft trabalha para criar plataformas que ajudam empresas a conectarem ambientes distintos. Nessa linha, ressaltou a importância de produtos lançados recentemente, especialmente o Dynamics 365 (oferta que empacota o ERP e o CRM da provedora em um único serviço cloud) e o AppSource (markeplace que agrupará ferramentas desenvolvidas por parceiros).

De acordo com o executivo, a próxima fase nessa jornada digital será a de construir serviços mais inteligentes. “Vemos o surgimento de novas plataformas de conhecimento. A integração dessas tecnologias cognitivas com processos de negócio representa em uma nova fronteira para as corporações”, projetou.

Nadella acredita que o principal valor dessa revolução vivenciada pelo mundo está na capacidade das empresas usuárias transformarem as tecnologias em algo valioso para seus modelos de atuação. “Esperamos que eles a usem para criar a última milha da customização”, comentou.

Ao fim de seu keynote, o CEO da Microsoft chamou ao palco do WPC 2016 o chairman e CEO da General Electric, Jeff Immelt, para anunciar a inclusão de ferramentas de Internet das Coisas do Predix, da gigante industrial, no Azure.

Immelt aproveitou a ocasião para falar sobre o processo de transformação digital pelo qual passa a empresa que lidera. A companhia centenária, aliás, tem se posicionado como “case” para tratar de digitalização de negócios.

“Nosso processo começou em 2010 pois vimos que a natureza de nossos produtos estava mudando. E isso intensifica cada vez mais nos dias de hoje”, definiu o CEO da GE, destacando que esse movimento de mudança depende de reajuste de cultura, tecnologia e ecossistemas de inovação.

A Microsoft estima que há uma grande oportunidade para os parceiros que ajudarem seus clientes a embarcarem na onda da transformação digital. Segundo a companhia, canais hábeis para conduzirem esses esforços conseguem margens 20% maiores que a de seus competidores.

Fonte: Computer World