Na manhã desta sexta-feira (15), a sonda espacial Cassini fez o seus últimos movimentos antes de ser totalmente incinerada em um mergulho final na atmosfera de Saturno.

Esta última manobra encerra, de forma simbólica, a missão iniciada há 20 anos, em 1997, quando a sonda foi enviada ao espaço por meio da nave não-tripulada Huygens, entrando na órbita de Saturno somente em 2004. O principal objetivo de Cassini era compreender Saturno e todo o seu sistema planetário.

Depois de aterrissar na lua de Titã, a sonda iniciou a coleta de uma grande quantidade de informações sobre Saturno, gerando descobertas sobre a sua atmosfera e algumas características importantes das luas do planeta.

Conforme explica a NASA, a manobra de destruição da Cassini não é acidental, mas sim uma medida tomada devido à falta de combustível, sendo a melhor opção a incineração do equipamento com o atrito da atmosfera de Saturno para evitar que ele se choque com alguma das luas do planeta.

Apesar da impossibilidade de acompanhar os momentos finais da sonda Cassini, que estava prevista para ocorrer nesta sexta-feira (15) por volta das 9h (horário de Brasília), a NASA realizou uma transmissão ao vivo com a apresentação de especialistas do Laboratório de Propulsão, na Califórnia. Caso queira conferir a programação especial do Cassini no canal oficial da NASA no YouTube, acesse este link.

Fonte: CanalTech