Um vírus “nostálgico” tem atacado computadores de usuários desavisados do site de downloads FossHub. Hackers substituíram arquivos legítimos por um programa malicioso que bloqueia o computador da vítima, levando-o de volta à era do MS-DOS.

O vírus, criado por um grupo que se chama Pegglecrew, se instala nos PCs das vítimas quando estas tentam baixar programas comuns. A princípio, o malware não é ativado, mas entra em ação da próxima vez que o usuário tentar ligar a máquina.

Em vez de dar boot no sistema, a máquina exibe a seguinte mensagem: “Quando você reinicia, percebe que algo sobrescreveu o seu MBR [master boot record]. É triste que suas aventuras tenham acabado aqui!”, diz o vírus, impedindo a vítima de continuar usando o PC.

Apesar das referências a jogos de RPG, o vírus não parece ser destrutivo. Segundo o youtuber danooct1, é possível trazer de volta a máquina usando o CD de recuperação ou instalação do Windows como unidade de boot. Depois disso, basta restaurar o MBR e o vírus não parece incomodar novamente.

Fonte: Olhar Digital