Após muita espera, o game para smartphones Pokémon Go foi lançado no Brasil. O jogo está disponível para usuários de smartphones Android e também para iPhone.

Desenvolvido pela Niantic, o jogo usa os monstrinhos da famosa franquia da Nintendo. Ele é todo baseado em realidade aumentada. Esse conceito mistura o mundo real (capturado pelas lentes da câmera do smartphone) com elementos virtuais (os monstros que devem ser capturados).

O jogo conquistou o mundo desde seu lançamento. Ele foi o app mais baixado de diversos países por um bom tempo. Ele gerou mais engajamento entre usuários do que apps de renome e bem estabelecidos no mercado, como o Twitter. Além disso, foi responsável por fazer as ações da Nintendo subirem bastante após seu lançamento.

O primeiro indício da chegada de Pokémon Go ao Brasil foi no dia 18 de julho,quando a desenvolvedora ligou servidores no país. Desde então, os fãs estão ansiosos esperando. Na tarde desta quarta-feira, a empresa publicou no Twitter que estava trabalhando duro para colocar o game no ar.

O coro pela chegada de Pokémon Go ao Brasil ganhou força principalmente após a chegada de atletas para os Jogos Olímpicos. Uma reclamação (em tom de brincadeira, é claro) constante era a ausência do jogo e dos monstrinhos no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro.

Com a mania mundial, a novidade trouxe também oportunidades. Empresas passaram a usá-lo como ferramenta de marketing. Usuários criaram nichos de trabalho para ganhar dinheiro com o game. O jogo foi usado até como arma na corrida eleitoral americana entre Clinton e Trump.

Com a obrigação inicial de andar para procurar novos monstros e também evoluir os já encontrados, algumas histórias curiosas surgiram. Uma delas foi o homem que afirma ter perdido 12 quilos por conta de suas andanças com o jogo.

Outras histórias, no entanto, não são nada positivas. Jogadores relataram casos de assaltos enquanto caminhavam com seus smartphones à mão. A polícia espanhola, por exemplo, chegou a escrever um manual de cuidados para se tomar ao jogar Pokémon Go.

O jogo já pode ser baixado por contas brasileiras nas lojas de aplicativos para Android e para iPhone.

Fonte: Exame.com