Microsoft liberou o suporte da rede Outlook de e-mails e de seu calendário oficial para o HoloLens, ainda na quinta-feira desta semana, 2 de junho de 2016. A gigante de Redmond usou seu blog oficial para anunciar a chegada das duas novidades à plataforma de realidade virtual com Windows 10. No mesmo dia, ela ainda disponibilizou uma grande atualização para o equipamento VR, ressaltando o esforço da equipe responsável pelo desenvolvimento do mesmo.

Os dois aplicativos pertencem ao grupo UWP, do inglês Universal Windows Platform, ouplataforma universal do Windows, traduzindo literalmente para o português. Isto significa que o mesmo design e funcionalidades do PC foram levados aos óculos inteligentes, embora a empresa tenha feito pequenas mudanças para melhorar o conforto na hora de usá-los em um mundo imersivo.

Imagem: Outlook Mail e Calendário, novos apps do Microsoft HoloLens, respectivamente.

Hoje, estamos animados em trazer os primeiros apps de e-mail e calendário, Outlook Mail e Calendário, para o Microsoft Hololens — o primeiro computador holográfico completamente autossuficiente. Nosso time está ansioso para levar os apps Outlook às mãos dos desenvolvedores do HoloLens para permitir a eles testarem os benefícios do e-mail e do calendário em realidade mista [real mais virtual].

Com o Outlook Mail no HoloLens, é possível colocar sua caixa de entrada na parede de seu escritório para ficar a par dos e-mails enquanto, simultaneamente, interage com outros conteúdos digitais em seu mundo real. Você também pode ver rapidamente o que está por vir em seu dia usando uma parede como calendário. Como o Outlook Mail e Calendário são criados na Plataforma Universal do Windows (UWP), como os outros apps do Office para HoloLens, liberado na build 2016, entregar uma experiência familiar para quem já está usando os apps em PCs, tablets e telefones com Windows 10 foi fácil para nossos desenvolvedores.

Note que a chegada do Outlook Mail e Calendário para HoloLens mostra o quão positiva é a aproximação universal dos aplicativos baseados na UWP. Por contarem com um código lido em multiplataforma, os programadores e designers conseguem migrar um app de um dispositivo a outro em uma velocidade invejável aos demais sistemas operacionais. As aplicações que fazem parte da UWP incluem o Xbox One, Surface Hub, smartphones, computadores, tablets e, é claro, o HoloLens. Quem já obteve um exemplar do equipamento de realidade aumentada teve que pagar US$ 1.500 à Microsoft, então é preciso aguardar por mais tempo até que o preço diminua e ele seja acessível ao público. Até lá, relembre tudo o que já foi visto sobre a animadora tecnologia da empresa.