A HP Inc. tem uma fórmula para driblar o declínio nas receitas de impressão. A estratégia para isso consiste em um movimento de consolidação e reforço de portfólio. A companhia revelou que irá desembolsar US$ 1,05 bilhão pela divisão de impressoras da Samsung.

Com a compra, a fabricante espera melhorar sua posição em um segmento que movimenta, anualmente, US$ 55 bilhões com venda de máquinas, serviços e suprimento. A ideia é que a transação reforce suas linhas de impressoras multifuncionais a laser.

A aquisição traz consigo, além das máquinas, um catálogo com 6,5 mil patentes de tecnologias de impressão, bem como um time com 6 mil colaboradores – dos quais, aproximadamente 1,3 mil pesquisadores e engenheiros.

Comprando o conhecimento da Samsung em impressão a laser, a HP pode reduzir sua dependência de produtos Canon, que atualmente abastece seus equipamentos e alguns suprimentos. Contudo, mesmo com o movimento, as duas companhias garantem que sua aliança segue inabalada.

A Samsung é um competidor pequeno no mercado de impressão, quando comparada à HP, seu faturamento representou menos de um décimo da receita registrada por sua compradora no último ano fiscal.

Os negócios de impressão, usualmente, não aparecem detalhados nos balanços da Samsung. Nessa segunda, porém, a companhia afirmou que se trata de um negócio que gerou aproximadamente US$ 1,8 bilhão em 2015.

Já a HP relatou receitas de US$ 21,2 bilhões no segmento de impressora no mesmo ano. O desempenho, contudo, ficou 8,5% abaixo do registrado no ano anterior.

Fonte: Computer World