A Ericsson anunciou a nomeação de Börje Ekholm como presidente e CEO da empresa a partir de 16 de janeiro de 2017. Ele também permanecerá membro do Conselho Diretor da empresa, que integra há dez anos. Jan Frykhammar ficará como CEO interino até a véspera da posse do novo titular.

Segundo o presidente do Conselho, Leif Johansson , Ekholm “tem um sólido conhecimento não só de tecnologia mas também dos negócios que envolvem a convergência contínua das telecomunicações, da TI e das mídias”.

Atualmente, o executivo ocupava o cargo de CEO da Patricia Industries, uma divisão dentro da Investor Growth Capital. Antes de assumir este cargo em 2015, foi presidente e CEO da Investor AB, entre 2005 e 2015. Cargos anteriores incluem também presidente da Investor, bem como funções nas Novare Kapital AB e McKinsey & Co.

“No meio de uma transformação significativa da empresa, estou confiante de que a Ericsson vai se beneficiar da capacidade global de Börje Ekholm na execução vigorosa de planos e diretrizes estratégicas”, afirma Johansson.

“Estou muito animado com esta oportunidade”, diz Börje Ekholm. “À medida que redes e aplicativos se tornam cada vez mais importantes em um mundo conectado no 5G, nossos clientes e o setor buscam inovação contínua. Estou ansioso para me juntar à Ericsson e trabalhar próximo a novos e antigos clientes ao redor do mundo na construção do futuro do nosso setor.”

Ekholm é membro do Conselho Diretor da Telefonaktiebolaget LM Ericsson, Alibaba, OMX Group e Trimble Navigation. Também integra o Conselho Universitário do KTH Royal Institute of Technology.

Nascido em 1963, Börje Ekholm tem um mestrado em engenharia elétrica pelo KTH Royal Institute of Technology, em Estocolmo, na Suécia, e um Mestrado em Administração de Empresas pelo INSEAD, da França.

Fonte: ComputerWorld