Fraquezas na legislação e lacunas na área de proteção à propriedade intelectual atrapalham melhor desempenho do país.

nuvemA BSA | The Software Alliance divulgou um estudo hoje que coloca o Brasil em 22º lugar no ranking dos 24 países que contam com as melhores práticas da computação em nuvem. As nações foram avaliadas com base na performance de sete áreas e representam cerca de 80% do mercado de TI.

O Brasil manteve a mesma posição da última edição do estudo, de 2013, mas progrediu em pontos, passando de 44,1 para 48,5 pontos. As duas primeiras posições ficaram com Japão e Estados Unidos.

Empresas não confiam na segurança de fornecedores de nuvem pública, segundo pesquisa

Na visão da presidente e CEO da BSA, Victoria Espinel, o que pesa contra o Brasil é a legislação, que dificulta a inovação. Ela diz que os países ao redor do mundo precisam reconhecer que suas políticas afetam o mercado global. “O relatório é um alerta para que todos os governos trabalhem em conjunto para garantir os benefícios da computação em nuvem em todo o mundo”, analisa.

De acordo com o estudo, as fraquezas do ponto de vista legislativo é a principal razão para que o Brasil permaneça nas últimas posições da lista. “Por exemplo, não há legislação apropriada e balanceada para assegurar a privacidade de dados”, aponta Victoria.

Além disso, também existem lacunas na área de proteção à propriedade intelectual e os processos judiciais são muito lentos, o que prejudica os detentores de direitos autorais. O Brasil avançou principalmente nas áreas de segurança, infraestrutura e liberdade na internet.

No que tange à colocação geral, os países que mais progrediram foram a África do Sul (subindo seis posições) e o Canadá (subindo cinco posições). Três dos países colocados entre as últimas posições – Tailândia, Brasil e Vietnã – continuaram a demonstrar progresso. Os maiores mercados de TI do mundo, como Japão, Estados Unidos e Alemanha, permaneceram estáveis, com ganhos moderados.

No entanto, tendências negativas também emergiram. Por exemplo, países como Rússia e China impuseram novas políticas que limitam a capacidade dos prestadores de serviços de mover dados através das fronteiras causando obstáculos à computação em nuvem.

Ranking Completo:

1.       Japão 7. Singapura 13. Malásia 19. Turquia
2.       EUA 8. Itália 14. África do Sul 20. Indonésia
3.       Alemanha 9. Reino Unido 15. México 21. Tailândia
4.       Canadá 10.  Polônia 16. Argentina 22. Brasil
5.       França 11. Espanha 17. Rússia 23. China
6.       Austrália 12. Coreia do Sul 18. Índia 24. Vietnã

 

Fonte:http://ipnews.com.br/brasil-ocupa-antepenultimo-lugar-em-ranking-que-avalia-computacao-em-nuvem/