Uma das empresas mais duradouras da internet está prestes a acabar do jeito com que a conhecemos. É o Yahoo!, que está finalmente perto de completar o longo processo de venda para a gigante das telecomunicações Verizon. Quando isso acontecer, a companhia vai se dividir, perder grande parte dos atuais executivos de alto escalação e até deixar de usar o clássico nome.

Segundo um documento publicado pela própria empresa a investidores, o Yahoo! vai mudar de nome oficialmente para Altaba e não terá mais Marissa Mayer na equipe de liderança. Junto com David Filo, Eddy Hartenstein, Richard Hill, Jane Shaw e Maynard Web, ela vai deixar o conselho de diretores da empresa quando a aquisição for finalizada e tem o futuro incerto.

É o fim de tudo?

Na verdade o Yahoo! não vai ser exterminado completamente. O que a Verizon vai fazer é separar a companhia em duas: o que ela adquiriu foi a grande porção da empresa (os blogs, o noticiário, a área de esportes, os emails, o buscador). O restante? Alguns serviços no Japão e algumas empresas que sobraram, que ficarão sob o comando da gigante chinesa Alibaba — daí o tal nome esquisito.

“O Yahoo! que você visitou está sendo incorporado pela Verizon, deixando uma pilha de patentes e pequenos serviços à deriva”

Em outras palavras, o Yahoo! que você visitou está sendo incorporado pela Verizon, deixando uma pilha de patentes e pequenos serviços à deriva. É possível que a parte do Yahoo! comprada pela Verizon até mantenha o nome e alguns executivos — incluindo Mayer, que ainda não disse se a saída inclui também a do quadro de funcionários da Verizon, sua nova chefia.

Período turbulento

Todas as mudanças acima só vão acontecer quando o acordo com a Verizon enfim for finalizado. O Yahoo! deve ser vendido por US$ 4,8 bilhões (ou R$ 15,34 bilhões, uma pechincha se considerarmos toda a história da marca). Por anos uma gigante da internet e rival direta da Google em vários setores, a companhia foi perdendo valor aos poucos até virar uma mera coadjuvante na indústria, fazendo compras contestáveis e lançando serviços que pouco ajudaram a saúde financeira.

Sob o comando de Marissa Mayer, ex-executiva da Google, o Yahoo! até saiu de uma crise e viu a CEO se transformar em uma das mulheres mais poderosas do mundo da tecnologia, mas acabou entrando em outras. A própria compra esteve bastante ameaçada quando foram divulgados dois grandes vazamentos de dados de usuários do site, quando inclusive ficou comprovado que a empresa sabia das vulnerabilidades e pouco fez para saná-las.

Fonte: Tecmundo | Por: Nilton Kleina