Para reforçar seu posicionamento no desenvolvimento de soluções de TI para o setor de grandes corporações, a Oi anunciou novos serviços dentro de seu portfólio de IoT/Big Data. Trata-se das soluções Analytics e Geocoder, desenvolvidas com o propósito de gerar insights para os pontos de vendas e empresas de serviços. O objetivo é fornecer análises e possibilidades para reduzir custos e gerar receitas.

Voltada para os segmentos de varejo, utilities e setor público, o Analytics usa informações geradas pela própria atividade da empresa para fornecer análises que, depois de processadas no Big Data da Oi, criam algoritmos próprios para ajudar as empresas em novos insights de negócio. No caso do varejo, as soluções fornecem informações que direcionam desde definição do ponto de venda, analisando o fluxo populacional por região, por dia e por hora e até definição do mix de produtos dentro da loja, com análise do perfil de consumidores nos arredores do local.

Já para o setor de utilities, com o Analytics é possível identificar, entre outras coisas, quedas de energia em tempo real, através de sensores espalhados na rede da Oi que permitem uma identificação geolocalizada e imediata da falta de energia e a dimensão do problema. O Analytics de mobilidade urbana serve para otimizar os transportes públicos, através de informações obtidas pelo fluxo populacional por hora, aliadas a informações de trânsito.

“A Oi utiliza dados reais enquanto a maior parte das soluções oferecidas pelo mercado são baseadas em estatísticas.  Em relação à identificação de queda de energia, por exemplo, o diferencial encontra-se na rápida implementação da solução, facilitando a resolução do problema. Para o varejo, o Analytics otimiza a abertura de lojas e a rentabilidade das mesmas através de produtos mais adequados de acordo com o perfil e o fluxo de consumidores”, afirma Luiz Carlos Faray, diretor de TI do B2B da Oi.

O Geocoder, plataforma que transforma endereços em coordenadas para uso em GPS, por sua vez, ajuda o Analytics a transformar informações de uma tabela ou de um banco de dados de um cliente em dados espaciais e com geolocalização exata. A partir dessa transformação, os dados podem ser trabalhados em plataformas específicas baseadas em localização geográfica, abrindo novas possibilidades de análise e tomadas de decisão. A solução garante qualidade, segurança da informação e redução de custos, já que é construída com base em mapas mais completos e atualizados, garantindo sigilo e informações customizadas para cada cliente. A partir daí, o cliente pode identificar “onde” estão os principais ativos e processos de seu negócio, com análises georeferenciadas inteligentes para potencializar receitas e criar novas oportunidades.

Fonte: ComputerWorld