Para Josh Gordon, evangelizador do Tensorflow, plataforma de machine learning do Google, ferramentas de inteligência artificial já podem ser usadas em processos operacionais de startups. “As barreiras técnicas e os custos de investimento diminuíram consideravelmente. Já existem diversas soluções abertas e gratuitas para empreendedores”, diz.

Um dos mentores escolhidos para acompanhar a terceira edição do Google Launchpad Accelerator, Gordon apontou três possibilidades de aplicação de tecnologias de inteligência artificial para pequenas e médias empresas. “Esse tipo de tecnologia é uma ferramenta essencial para tomar decisões baseadas em informações”, afirma. Veja a seguir.

Reconhecimento de imagem
Empresas que lidam com grandes volumes de dados visuais podem adotar plataformas de machine learning para automatizar processos de análise de imagens. É o caso das startups de telemedicina que usam ferramentas de reconhecimento visual para filtrar exames com possibilidades de diagnósticos críticos.

Recomendações para consumidores
Sistemas de recomendação de texto (como a função de preenchimento automático do Google), são plataformas eficientes para gerar leads e facilitar pesquisas de consumidores. Esse tipo de tecnologia é particularmente forte em nichos orientados por comparações de preços e produtos, como o varejo eletrônico.

Reconhecimento de voz
Popularizados pelo uso de assistentes virtuais de smartphones, sistemas de reconhecimento de voz despontaram como importantes ferramentas de engajamento e relacionamento. Esse tipo de tecnologia também vêm ganhando força em áreas ligadas à inclusão de pessoas com deficiência visual.

Fonte: PEGN