O aplicativo Polygram usa inteligência artificial para capturar as expressões faciais das pessoas, por meio da câmera frontal do celular, e traduzi-las em emojis. O recurso é utilizado para reagir aos posts de amigos no app, que funciona também como rede social. Esse é outro passo para um futuro com conversas mais “reais” — que passam de forma mais fiel a emoção que alguém quer demonstrar com uma figurinha. O Polygram, por enquanto, está disponível gratuitamente apenas para iPhone (iOS) e não há previsão para chegar no Android. Entenda essa nova proposta de uso de emojis.

Como funciona?

Alegria, surpresa, vergonha e até mesmo tédio são captados pelo sistema do app. Você pode reagir a uma foto publicada na rede com um emoji baseado na sua expressão facial. Para isso, é feita a leitura do seu rosto e um emoji menor, localizado na parte inferior da tela, acompanha a expressão do usuário. Há um pequeno delay nesse processo — cerca de 20 milissegundos. A leitura acontece em pontos específicos da face da pessoa para identificar suas emoções, como os olhos, nariz e boca, distinguindo em sequências de imagens diretamente no celular.

Aplicativo identifica expressão facial em emojis na rede social (Foto: Foto: Divulgação/Polygram)

Outros recursos

Além de captar a expressão facial do usuário, o app também mostra quem visualizou o post e por quanto tempo, o número de screenshots feitos e os emojis mais usados para reagir ao conteúdo, por exemplo. Assim, há um registro completo para você saber se gostaram do seu post ou não.

A rede social ainda permite postar vídeos e fotos utilizando filtros e maquiagens em realidade aumentada — similar ao que fazem os snaps na câmera frontal. Em meio à tanta concorrência de gigantes, como Facebook, Instagram e Snapchat pode parecer difícil conseguir seu lugar ao Sol.

Identificação facial é feita com pontos do rosto em inteligência artificial (Foto: Foto: Divulgação/Polygram)
 Fonte: TechTudo