O assédio na web não é um tema novo, mas é algo ainda não explorado em ambientes de realidade virtual. A tecnologia pode permitir que um usuário fique perto do outro, o que pode levar a violações de espaço e uma experiência ruim. O Google está preocupado com essa possibilidade e, para evitá-la, está testando um método diferente que deixa a tela em preto e branco quando o jogador sai da mesa em um jogo de poker.

Para demonstrar a tecnologia, o Google Daydream Labs usou jogadores diferentes: cães virtuais. Em testes, os cães demonstraram uma maneira simples de impedir que os usuários assediem outros jogadores e cria um espaço pessoal. No experimento do Google, quando os jogadores deixavam a mesa de poker, suas telas se tornavam preto e branco e o avatar desaparecia da vista de seu oponente. Em seguida, uma “bolha” destaca sua cadeira e o encaminha de volta ao assento.

De acordo com o Google, a mudança foi o suficiente para que os jogadores não invadam o espaço pessoal do outro. A empresa também experimentou oferecer recompensas para comportamentos positivos. Se os jogadores tocam as mãos uns dos outros, cumprimentando-os, eles ouvem um som de tapa alto e visualizam uma animação de fogos de artifício. Ações agressivas não são encorajadas com nenhum tipo de mudança, o que incentiva as pessoas a optarem por interações positivas.

Fonte: Olhar Digital