Se você acabou de derrubar águam café ou refrigerante em seu laptop, eis as primeiras e mais urgentes medidas a serem tomadas: desligue o aparelho e, caso esteja conectado na eletricidade, tire da tomada.

Feito isso, confira a seguir algumas dicas para tentar evitar que o acidente se transforme no desastre.

Contenção de dano

Seja rápido, cada segundo conta. Além de desligar o computador e tirar da tomada, desconecte também todos os outros dispositivos periféricos – HD externo, mouse e fones de ouvido, por exemplo.

Vire o laptop para evitar que o líquido vá mais fundo e seque o excesso.

Limpeza interior

Retire as peças que você possa e que saiba retirar, como a bateria. Para isso, siga as instruções do manual do usuário – não force nenhuma peça. Remova os restos pegajosos de líquido com um algodão com álcool.

Secar

Deixe o computador secar naturalmente, de 24 a 48 horas – e com a tela levantada, para facilitar a circulação do ar. Ou então seque com ar morno, usando um aparelho desumidificador.

Atenção: não use o secador de cabelos.

Depois disso, recoloque as peças fundamentais que você retirou do laptop. Ligue e reze para que o processo tenha funcionado.

Conselhos adicionais

Alguns líquidos podem danificar seu computador mais do que outros. A água é ruim, mas café e bebidas açucaradas são piores.

Mesmo que alguém venha com essa ideia, não use acetona para limpar o desastre – essa substância pode danificar os componentes plásticos.

Se o computador não pode ser desmontado (como no caso de um aparelho da Apple, por exemplo), um truque que já é utilizado por usuários de smartphones é colocar o equipamento em uma bolsa cheia de arroz cru. Mas o mais seguro é deixar em um lugar quente e seco até que você possa levar o equipamento para o conserto.

E é sempre bom lembrar: se o laptop ainda estiver na garantia, o melhor é chamar a assistência técnica autorizada. Tentar desmontar o computador em um caso desses pode ser pior.

Fonte: BBC Brasil