Dado, Informação, Conhecimento e Inteligência

Confira neste artigo as diferenças entre Dado, Informação, Conhecimento e Inteligência, de maneira exemplificada, para a disciplina de Tecnologia da Informação (TI).

Olá, pessoal. Tudo bem com vocês?

Estudar a disciplina de Tecnologia da Informação não é uma tarefa fácil, não é mesmo?

Antigamente, ela era cobrada apenas em concursos específicos da área de TI. Porém, com o avanço da tecnologia em praticamente todos os ambientes de trabalho, ela também passou a ser exigida em diversos outros certames, como os das áreas fiscal e policial, entre outros.

Sua cobrança não é tão comum em concursos públicos, entretanto, quando ela aparece no conteúdo programático, acaba se tornando um calo no sapato do concurseiro, uma vez que não está no dia a dia do estudante, como as disciplinas de Direito. Mas estamos aqui justamente para ajudá-los a entender melhor este tema.

O artigo de hoje é sobre alguns conceitos da Gestão da Informação, mais especificamente sobre Dado, Informação, Conhecimento e Inteligência. Desse modo, dividiremos o nosso estudo em alguns tópicos, como podemos ver abaixo:

  • Dados;
  • Informação;
  • Conhecimento:
    • Tipos de Conhecimento;
    • Conversão do Conhecimento;
  • Inteligência.

Dados

Apesar da palavra dados ser muito utilizada para se referir a informações, estes dois conceitos possuem diferentes significados em TI. Então,o que são dados?

Dados são registros, fatos brutos coletados que não possuem qualquer significadocontexto ou nexo com a realidade.

Um dado pode ser uma letra, um número, uma palavra, bem como conjuntos de números e vocábulos desorganizados, o qual não transmite nenhuma informação ou conhecimento. Por exemplo, veja a tabela abaixo:

Dados

Acima pode-se observar os nomes de algumas cidades e alguns números. Mas o que eles querem dizer? Há alguma relação entre elas? Há algum significado? Qual informação podemos tirar?

Apenas visualizando estes registros da maneira que estão dispostos, não podemos tirar nenhuma conclusão, pois eles não estão apresentados de uma maneira que possa se definir, com certeza, a relação entre eles. Pode ser o número de habitantes de cada cidade? Pode. Pode ser o número de carros presente em cada cidade? Também pode.

Então, quando os fatos são expostos sem nenhuma relação, no seu estado brutodesvinculados da realidade, temos os chamados dados.

Informação

Quando os dados são estruturados, organizados, processados, contextualizados ou interpretados, há a geração de informação.

Assim, quando um ou um conjunto de dados são tratados, de modo a transmitir uma mensagem dentro de um contexto real, temos as informações, as quais são providas de propósito, significado e relevância, podendo ser utilizadas pelo ser humano durante a tomada de decisão, por meio da sua compreensão e análise. Ainda está com dúvidas? Vamos a mais um exemplo.

Suponha-se que os dados expostos anteriormente sejam organizados, de modo a possuírem um significado concreto, como podemos ver abaixo:

Informação

Analisando a organização dos dados acima, agora é possível saber o significado deles? Sim, pode-se observar que os registros estão relacionados ao salário da função de médico em quatro cidades. Desse modo, os dados que são organizados e tratados, possuindo um significado em um contexto, são chamados de informações.

Conhecimento

O conhecimento é gerado através da habilidade em analisar as informações encontradas. Em outras palavras, o conhecimento acontece quando as informações são integradas e processadas, sendo que, através da análise do todo, podem ser encontradas determinadas conclusões.

Por exemplo, qual a conclusão que pode ser tirada através da análise das informações presentes na tabela anterior?

Bom, através da consolidação de todas as informações apresentadas, é possível estabelecer que a cidade Belo Horizonte possui o maior salário de médico entre as cidades analisadas, além de São Paulo possuir o menor. Assim, por meio de análises, o conhecimento produziu reflexões e conclusões que as informações, por si sós, não são capazes de gerar.

Tipos de Conhecimento

conhecimento pode ser dividido em dois tipos, o tácito e o explícito.

conhecimento tácito é considerado como sendo aquele gerado através da experiência e não por meio de palavras escritas. Ele é adquirido através da prática, sendo ele empírico e de difícil transmissão. Vamos a um exemplo.

Suponha que uma cozinheira prepare uma deliciosa lasanha. Desse modo, você pede a receita para ela, sendo que o seu pedido é prontamente atendido pela cozinheira, que escreve todos os ingredientes e procedimentos em uma folha de caderno. Quando você for cozinhar este prato, ele sairá tão delicioso quanto o da cozinheira? Provavelmente não. Isto acontece pois há um conhecimento internalizado na profissional, dentro da sua mente, totalmente pessoal, adquirido através de anos de experiência, sendo ele difícil de transmitir e explicar para outra pessoa apenas com palavras escritas. Este é o chamado conhecimento tácito.

Já o conhecimento explícito é aquele codificado, formal, baseado na teoria e transmitido de forma sequencial estruturada, geralmente por meio da escrita. Ele pode ser facilmente transmitido ou explicado. Um exemplo é a receita escrita pela cozinheira, onde há todos os procedimentos, descritos de maneira formal, para realizar o processo de preparação de uma lasanha. Desse modo, o conhecimento explícito é aquele que pode ser encontrado em livros, artigos, revistas, etc.

Conversão do Conhecimento

Os conhecimentos explicados acima podem ser convertidos e transferidos, por meio de quatro formas:

  • Socialização (Tácito em Tácito)

Imagine duas pessoas conversandotrocando experiências, ideias e informações. Isto acontece através do conhecimento pessoalinterno, de cada um dos interlocutores, ou seja, há uma conversão e troca de conhecimento tácito de indivíduos, por meio de uma socialização.         

  • Combinação (Explícito em Explícito)

Suponha que uma pessoa aprenda diferentes conceitos por meio de dois diferentes livros, sendo que, após isso, ele combine todo o conhecimento adquirido em apenas um documento. O que houve nesta situação? Bom, foi retirado conhecimento explícito de duas fontes, sendo eles combinados, de modo a gerar outra fonte de conhecimento explícito.

  • Externalização (Tácito em Explícito)

Este conceito pode ser explicado através da seguinte situação: Imagine que uma pessoa possua um vasto conhecimento internalizado, adquirido por meio de sua experiência de vida, e decida transformá-lo em um documento, para que possa ser repassado a outros indivíduos. Desse modo, houve a externalização, em que o conhecimento tácito de uma pessoa, o qual estava internalizado, foi extraído transformado em conhecimento explícito, por meio da escrita.

  • Internalização (Explícito em Tácito)

Por fim, quando uma pessoa adquire conhecimento por meio da leitura de documentos escritos, como sites, artigos ou livros, há a conversão do conhecimento explícito, presente nos documentos codificados, em tácito, pois ele é absorvido pelo leitor. A este processo, dá-se o nome de internalização.

Inteligência

Bom, pessoal! Já aprendemos o que é dado, informação e conhecimento. Desse modo, iremos agora apresentar o último conceito: a inteligência.

A inteligência é a aplicação do conhecimento, ou seja, quais ações podem ser tomadas através do conhecimento que foi adquirido.

Vamos voltar ao nosso exemplo. Os dados brutos adquiridos foram agrupados e organizados, gerando informações sobre os salários de um médico em determinadas cidades. Desse modo, através da interpretação dessas informações, foi gerado o conhecimento, sendo possível observar quais cidades possuem o maior e o menor salário. Agora, através da inteligência, pode-se aplicar este conhecimento adquirido. Desse modo, é possível que um médico recém formado, de posse deste conhecimento e aplicando a sua inteligência e seu julgamento, opte por ir morar em Belo Horizonte, de modo a obter um emprego com um salário maior.

A inteligência é considerada uma qualidade puramente humana, sendo ela baseada na experiência, bem como na intuição. Diferentes pessoas, de posse do mesmo conhecimento, podem tomar diferentes decisões, pois cada indivíduo possui a sua inteligência.

Desse modo, concluindo este estudo sobre Dado, Informação, Conhecimento e Inteligência, apresentamos a chamada Pirâmide Informacional, a qual demonstra a escalada dos dados brutos, até serem utilizados pela inteligência:

Pirâmide Informacional

Finalizando

Pessoal, finalizamos este importante artigo sobre Dado, Informação, Conhecimento e Inteligência.

Procuramos realizar um resumo, com os principais pontos e que são mais exigidos em questões de provas.

Fonte: Estratégia Concursos