Avanços no campo da inteligência artificial foram o centro das atenções no Google I/O 2018, evento anual sobre as novidades da empresa a desenvolvedores. A tecnologia marca inovações principalmente no Google Assistente, mas outros produtos populares do Google não ficaram de fora. Gmail, Fotos, Android e outros serviços também devem ficar mais “espertos” em breve.
A companhia crê que a inteligência artificial é o motor para resolver problemas reais, e o evento deste ano ofereceu a primeira amostra ampla de mudanças que estão por vir. Veja a seguir sete promessas da gigante da Internet.
1. Google Assistente mais fluido
O Google Assistente é o carro-chefe quando se trata de inteligência artificial. Durante o evento, o Google anunciou uma maneira mais fluida na conversação do recurso, que permite ao usuário continuar a fazer perguntas sem acionar o comando “Hey, Google” (substituto ao atual “Ok, Google”) todas as vezes. A ideia torna possível uma maneira mais natural de interagir, sem as interrupções frequentes necessárias hoje em dia para continuar com o domínio da máquina.
Essa evolução, segundo o Google, é proporcionada a partir de uma compreensão melhor do sistema em relação à linguagem humana. Assim, o Assistente sabe com mais facilidade quando o usuário dá continuidade a uma interação ou está apenas em uma conversa com alguém ao lado.
Além disso, o recurso presente no Android — e, em breve, no Android TV— receberá seis novas vozes, inclusive a do cantor John Legend. Ainda não está claro, porém, quando essas novidades serão disponibilizadas em português, no Brasil.
2. Google Duplex
A evolução da capacidade linguística do Assistente foi mostrada de maneira mais impressionante no Google Duplex. Ainda em fase de testes, a função dá à inteligência artificial do Google a capacidade de efetuar ligações para iniciar conversas com pessoas reais. Na demonstração, a máquina ligou para um salão de beleza e, conforme a orientação prévia do usuário, marcou um horário com a atendente.
Apesar de questionamentos em torno da viabilidade desse tipo de tarefa, fica evidente o aprimoramento que a tecnologia ganha para entender a língua e falar como um humano. Em inglês, a máquina usa expressões como “hummm” e “ééé”, indicadores de hesitação para soar mais realista para quem ouve. Depois da demonstração, o Google disse ter decidido incluir um aviso no começo da conversa para deixar o interlocutor saber que se trata de um robô.
3. Texto automático no Gmail
Aprimoramentos de linguagem também foram usados na função Composição Inteligente do Gmail. Ao digitar uma mensagem no navegador, o usuário recebe sugestões e pode clicar na tecla “Tab” para continuar o texto automaticamente, conforme previsto pela máquina. O recurso é similar a um teclado para celular.
Segundo o Google, a novidade ajuda a economizar tempo com a diminuição da escrita repetitiva e a chance de erros ortográficos e gramaticais. A máquina pode até sugerir frases contextuais relevantes, como a saudação “Tenha um ótimo fim de semana!” no encerramento do e-mail, de acordo com o dia da semana. Já liberado nos EUA, a função de autocompletar inteligente não tem previsão de chegada ao Brasil.