Cooperação entre órgãos e alinhamento entre altos dirigentes e gestores de TIC são fundamentais na potencialização da transformação digital na educação.

No dia 6 de maio, foi realizado um seminário sobre Desenvolvimento e Soluções de Tecnologia e Comunicação nas Universidades Federais, promovido pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

O evento contou com a participação do subsecretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério da Educação (STIC/MEC), André Henrique dos Santos Castro, na abertura do evento, no qual também estiveram presentes o diretor da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Nelson Simões; o coordenador-geral do Colégio de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação das Ifes (CGTIC), Luciano Gonda e o especialista em internet e tecnologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), professor Nelson Pretto.

O debate teve foco nos desafios para o desenvolvimento de uma plataforma pública de ensino em ambiente virtual. Também foi enfatizada a importância da transformação digital na educação brasileira e a necessidade de olhar para as áreas de Tecnologia da Informação (TI) como estratégicas para o alcance do desenvolvimento tecnológico dentro das universidades federais.

André Castro reforçou a necessidade de que o diálogo seja transversal, a fim de que a TI possa contribuir com ações mais articuladas, menos isoladas e que estejam alinhadas com a estratégia do órgão em sua atuação. Além do fortalecimento dos comitês de governança de TI, elaboração de um plano sólido de transformação digital e na consolidação de uma estratégia da educação digital do país, em todas instâncias de ensino.

O subsecretário de TIC reafirmou o compromisso do MEC na coordenação dessas ações, buscando criar oportunidades contínuas juntamente com a rede federal de educação, bem como na atuação integrada junto aos demais ministérios e unidades vinculadas para o fortalecimento da rede. “Com foco no diálogo e cooperação, poderemos unir esforços em prol da educação, usando a tecnologia como instrumento dessa transformação e modernização, buscando ações rápidas em meio à pandemia.”, ponderou no evento.

O MEC está em fase final de aprovação do seu Plano Diretor de Tecnologia, e no referido instrumento, há previsão da instituição de um subcomitê permanente para fortalecimento dessa cooperação.”.

Fonte: Segs