O Google parece decidido a apostar seu futuro na inteligência artificial – e, no mesmo sentido, o futuro do planeta, e a solução para problemas até então de difíceis soluções. Depois de criar dispositivos de IA para combater o câncer de mama, prever e prevenir a possibilidade de morte de pacientes e combater a pornografia infantil, a empresa anunciou um investimento de 20 milhões de dólares para projetos humanitários e ambientais que utilizem inteligência artificial.

O aporte acontecerá a partir do ano que vem e é parte do “Desafio de Impacto IA”, um projeto que convida organizações a, em parceria com o Google, aprenderem e utilizarem a inteligência artificial para fazer o bem. Com o projeto a Google se junta a outras gigantes como a Microsoft e a Amazon que já realizaram iniciativas similares. Os projetos que quiserem concorrer ao “Desafio” deverão ser inscritos no braço filantrópico da empresa, o Google.org, no dia 20 de janeiro de 2019, para as avaliações necessárias.

Apresentação_google_ai_impact_challenge

A iniciativa de investir em projetos humanitários vem sendo vista como uma tentativa de amenizar as críticas que a empresa recebeu de seus próprios funcionários, após as demonstrações de interesse de lucrar com IA em utilizações mais questionáveis, como na área militar. A empresa nega tal especulação e, seja como for, todo investimento em projetos humanitários e ambientais é bem-vindo.

 

Logo_Google_AI_Impact_Challenge

Fonte: Hypeness