É muito comum, em consultas médicas, o paciente não aparecer. Às vezes surge um compromisso de última hora ou até mesmo, por ter sido agendada com muita antecedência, a pessoa esquece de ir ao consultório no dia e horário marcado. Foi pensando em solucionar esse problema que Ricardo Michetti criou o Consulta Já.

A ideia do negócio surgiu em 2013. Valdecir Mermejo, amigo de Ricardo, estava no hospital e percebeu que muitos pacientes eram chamados, mas não estavam presentes. Percebeu que essa poderia ser uma boa oportunidade e se juntou com Michetti para executar a ideia. Fizeram algumas pesquisas e descobriram que a taxa de no-show nos consultórios vai de 20% a 40%, trazendo um prejuízo muito grande aos profissionais de saúde.

Depois de uma análise, investiram R$ 400 mil e criaram o Consulta Já. De 2013 a 2015, os empreendedores seguiram trabalhando em suas áreas – Michetti trabalhava com venda de equipamentos em uma metalúrgica e Mermejo vendia planos odontológicos – enquanto geriam a plataforma em seu tempo livre.

Em 2015, conseguiram ser incubados no Supera Parque de Inovação e Tecnologia (Ribeirão Preto) e largaram seus empregos para se dedicar somente ao negócio. Por mais que a proposta fosse interessante e a ideia estivesse melhorando, a situação só foi mudar em junho de 2016, quando receberam um aporte de mais de R$ 1 milhão da Alliage, empresa líder em equipamentos odontológicos. De acordo com Michetti, foi só a partir de janeiro de 2017 que o Consulta Já realmente começou a funcionar.

O Consulta Já é uma plataforma de agendamento de consultas médicas. No aplicativo, o paciente pode agendar sua consulta no horário desejado e, se necessário, desmarcar em um clique. O sistema também manda lembretes para o usuário não esquecer o compromisso e, caso o agendamento seja feito para meses depois, se houver alguma brecha na agenda da clínica, a consulta pode ser adiantada.

De acordo com Michetti, para os consultórios, a plataforma é de grande ajuda na gestão. Os profissionais de saúde podem ter o controle de sua agenda podendo entrar em contato com pacientes rapidamente para possíveis cancelamentos ou adiantamentos.

Para o futuro, a ideia é que o Consulta Já seja muito mais do que apenas uma plataforma de agendamento. “Não há nenhuma ferramenta no mercado de gestão para profissionais de saúde. Além de agendar, poderíamos ajudar no plano de negócios e até no sistema de manutenção de equipamentos já que temos o apoio da Alliage”, afirma o empreendedor.

Para o paciente, o aplicativo é gratuito. A clínica que quiser se cadastrar e aproveitar da gestão de agenda deve pagar um valor mensal de R$ 74,90 que é a única fonte de receita do negócio. Para chegar aos profissionais de saúde, parte do aporte da Alliage está sendo usado para estruturar o canal de divulgação online.

Hoje, o Consulta Já está com quatro sócios além dos dois fundadores e da Alliage. São eles: Livia Michetti, Andreus Timm, Felipe Luz Scanavini e Luciano Piacenti. A empresa conta com seis funcionários e já está com 5500 pacientes em seu sistema. Entre os consultórios, a plataforma faz a gestão de 150 agendas de profissionais da saúde.

Para 2017, os sócios querem chegar a 5 mil clientes com um faturamento de R$ 3 milhões. “O nosso maior desafio é a quebra de paradigma. Queremos fazer com que as pessoas utilizem a tecnologia para agendar e monitorar o paciente”, afirma Michetti.

Fonte: PEGN