A maior parte dos consumidores poderia economizar mais de US$ 500 em taxas bancárias e de seguros, graças ao surgimento de um novo tipo de contrato inteligente baseado em blockchain. A conclusão é do estudo “Smart Contracts in Financial Services: Getting from Hype to Reality”, da Capgemini, resultado de debates realizados com profissionais da indústria, startups e acadêmicos do setor de serviços financeiros, que preveem a plena adoção da tecnologia até 2020.

Segundo a empresa, contratos formalizados por meio de blockchain podem impor ações
como pagamentos automaticamente, tão logo tenham sido cumpridas as condições acordadas, sem a necessidade de verificação independente ou processamento manual.

O relatório detalha três grandes áreas nas quais estão previstas a inclusão de contratos inteligentes, como forma de trazer um impacto significativo para consumidores e empresas:

1) Bancos de varejo: Empréstimos pessoais e hipotecas serão beneficiados com a adoção de blockchain, que ajuda a eliminar etapas do processo de avaliação e documentação em papel, reduzindo o tempo gasto na interação com diferentes agências para verificar candidatos e detalhar os bens, assim como em processos relacionados à transferência de propriedade. Isso poderia se traduzir em uma economia média entre US$ 480 a US$ 960, ou de 11% a 22%, sobre os trâmites de hipoteca e taxas de conta para os clientes. Enquanto isso, é estimado que, só nos Estados Unidos e na União Europeia, os bancos seriam capazes de cortar entre US$ 3 bilhões e US$ 11 bilhões por ano ao reduzir custos de processamento.

2) Seguradoras: Os contratos inteligentes acelerarão as solicitações de todas as áreas, como seguro saúde, automotivo, residencial e seguro viagem, demandando menos formulários para serem preenchidos e reduzindo interações entre os solicitantes e as seguradoras. Um sistema inteligente traria todas as partes para a cadeia de valor do seguro — consumidores, seguradoras, agentes de sinistros e corretores — em uma única plataforma. Isso resultaria no processamento de solicitações muito mais rápido e sem interrupções devido à documentação reduzida, menor dependência de verificações manuais e processamento mais rápido dos pagamentos aos corretores. Somente na indústria de seguro automotivo, estima-se que os contratos inteligentes tenham potencial para proporcionar às seguradoras redução de custos anuais de aproximadamente US$ 21 bilhões em todo o mundo. Se as instituições repassassem metade dessas economias, os consumidores teriam uma economia média anual de US$ 45 sobre os prêmios.

3) Bancos de investimentos: Na negociação de empréstimos, a liquidação normalmente leva 20 dias ou mais. Contratos inteligentes podem reduzir o atraso em processos, como documentação, confirmação de comprador/ vendedor, contratos de cessão e checagens, que são atualmente desempenhadas por equipes de backoffice. Dessa forma, é possível reduzir o ciclo de liquidação para clientes corporativos, partindo dos atuais 20 dias para um prazo de seis a dez dias. Assim, chegaria a um crescimento adicional de 5% na demanda futura ou de 2 bilhões a 7 bilhões de dólares, gerando maior renda, além de reduzir os custos operacionais para os bancos de investimento nos EUA e na Europa. Além disso, seriam minimizados os requisitos de capital regulatório e os riscos associados à compensação de pagamentos em atraso durante a liquidação do empréstimo.

“Chegamos a um ponto onde a tecnologia pode — e vai — levar a uma revolução nos contratos, o que beneficiará extremamente a indústria na redução de riscos, no corte de custos e na melhoria da eficiência operacional. Os clientes serão beneficiados não só financeiramente, mas também com processos mais simples e livres de muitas dificuldades que enfrentam hoje”, explica Amol Khadikar, líder de pesquisas de blockchain da Capgemini.

Fonte: ComputerWorld