A Nokia anunciou hoje que realizou com sucesso um teste de sua nova tecnologia de transmissão de dados em cabos de fibra óptica. O teste, realizado em parceria com o Facebook, registrou um aumento de quase 2,5 vezes nas velocidades de transmissão de dados nos cabos de fibra óptica atuais.

Os testes foram realizados em um ramo de fibra óptica submarina com mais de 5.500 quilômetros de comprimento que vai de Nova York à Irlanda. Com a tecnologia da Nokia, as empresas foram capazes de atingir velocidades de transmissão de 200 Gbps em ondas comerciais e de 250 Gbps em ondas experimentais, de acordo com o Engadget. Foi aprimeira vez que uma transmissão transatlântica superou a velocidade de 250Gbps, segundo a empresa.

Isso, no entanto, ainda é só o começo. De acordo com a Nokia, sua tecnologia de formação probabilística de constelações (PCS, na sigla em inglês) poderá ser refinada para permitir transmissões com até 32 Tbps de velocidade em cada fibra.

Crescendo sem crescer

Cabos submarinos de fibra óptica são a “espinha dorsal” da internet: quando você acessa sites ou conteúdos que estão hospedados nos EUA, na Europa ou mesmo na Ásia, são esses cabos os responsáveis por trazer as informações até você. Por esse motivo, as empresas têm interesse em garantir sua segurança e seu bom funcionamento.

No entanto, essa não é a única questão. Conforme a internet vai se tornando mais complexa e o consumo de dados vai se intensificando, é necessário que os mesmos cabos sejam capazes de lidar com uma demanda muito maior por informações.

Tecnologias como essa testada pela Nokia e pelo Facebook são importantes porque possibilitam que a infraestrutura de cabos já existente se adeque melhor a essa demanda. Por isso, empresas como o Google e o Facebook investem tanto no melhoramento das tecnologias de transmissão quanto na criação de novos cabos.

Fonte: Olhar Digital