Com o tempo, o iPhone e smartphones serão ainda mais essenciais para as pessoas. A afirmação é de Tim Cook, CEO da Apple, em uma extensa entrevista ao The Washington Post.

Para Cook, isso acontecerá por conta dos avanços com inteligência artificial. “Inteligência artificial fará do smartphone um produto ainda mais essencial para você. Ele será um assistente ainda melhor do que é hoje. Você provavelmente não sai de casa sem ele hoje—você realmente será conectado a ele no futuro”, disse Cook.

 Para o CEO da Apple, o mercado de smartphones ainda é extremamente valioso. “Não estou dizendo que não vamos fazer mais nada. Estou dizendo que essa ainda é uma categoria de produtos incrível para se estar, e não somente para o próximo trimestre, mas por anos e anos”, falou.

Questionado, Cook também falou sobre as suas falhas como CEO da Apple até agora. Uma, bastante lembrada por consumidores, foi o Apple Mapas. O aplicativo de mapas foi criado para substituir o equivalente do Google, que vinha instalado no sistema operacional iOS em iPhones e iPads.

O produto, no entanto, foi lançado um pouco precocemente e veio recheado de bugs e erros que incomodavam os usuários e virou motivo de piadas. “Hoje temos um produto do qual nos orgulhamos. Mas temos honestidade o suficiente para admitir que não era o nosso melhor trabalho”, explicou Cook.

Outro erro, este de cunho empresarial, foi a contratação de John Browett para ser o responsável por varejo da empresa. Browett foi dispensado depois de apenas seis meses. “Ele não se encaixava culturalmente, está é uma boa maneira de descrever o problema”, explicou de forma misteriosa o CEO.

Cook afirmou na entrevista que a Apple vem trabalhando com realidade aumentada (ou RA, para os íntimos). “Realidade aumentada é extremamente interessante e uma espécie de tecnologia central”, revelou. O CEO foi esguio para não responder sobre projetos futuros, mesmo sendo diretamente perguntado sobre a possibilidade de Apple lançar novos produtos como um carro ou uma televisão.

Steve Jobs

Tim Cook foi também questionado sobre Steve Jobs, co-fundador e ex-CEO da empresa. “Para mim, Steve não era substituível. Por ninguém. Ele era um original de uma espécie. Eu nunca achei que esse fosse meu papel aqui”, disse.

Ele ainda contou que acreditava que Jobs ficaria por perto por mais tempo, logo que assumiu a presidência executiva da Apple. “Foi muito rápido. O dia que ele morreu foi como o pior dia da história.”

Fonte: Exame.com