Foto: Seventyfour/AdobeStock

Após manter bom desempenho econômico durante o último ano, o setor de tecnologia segue em alta no estado e país, gerando oportunidades tanto no desenvolvimento de softwares quanto na venda de produtos de informática.

O setor de tecnologia acumula bons resultados nesta primeira metade do ano. Os destaques ocorrem na abertura de empresas, na geração de novos empregos e também no volume de serviços.

A Pesquisa Mensal de Serviços aponta os serviços de tecnologia da informação com a maior variação acumulada no ano, de 20,5%.

Puxados pelas altas em São Paulo e Santa Catarina, o último mês alcançou o maior registro histórico do indicador com ajuste sazonal.

Nos empregos, o estado catarinense também se destaca ao lado dos paulistas. Surgiram mais de 5 mil novas vagas de trabalho ao longo do ano, o dobro do registrado em 2019. 

No país, as atividades de maior ascensão de oportunidades de emprego são as relacionadas a desenvolvimento de softwares. Contudo, também se destaca o notório aumento da abertura de empresas de comércio de produtos de informática.

Até o ano de 2019, surgiram cerca de 200 novas empresas no Brasil por mês voltadas a este tipo de comércio, saltando para 300 durante a pandemia.

No último trimestre, a média de novas empresas no segmento passou para 600 CNPJs, o que revela a expectativa de manutenção das vendas em nível mais acelerado aos níveis pré-pandêmicos.

Dado o potencial do estado catarinense no setor, o aquecimento das atividades de tecnologia devem fortalecer cada vez mais a economia catarinense no cenário nacional, abrindo oportunidades de crescimento em todas as regiões do estado.

Fonte: https://www.economiasc.com/2021/07/12/setor-de-tecnologia-segue-em-alta/