São Paulo é a cidade mais conectada e inteligente do Brasil, aponta o ranking Connected Smart Cities 2017, que a Urban Systems, especializada em inteligência de mercado.

O Connected Smart Cities é um levantamento anual sobre cidades inteligentes e conectadas do país e está em sua terceira edição. Ele analisa 11 setores de mais de 700 municípios, a partir de 70 indicadores. Os 11 setores são: mobilidade, urbanismo, tecnologia e inovação, empreendedorismo, governança, educação, energia, meio ambiente, saúde, segurança e economia.

A capital paulista ficou em primeiro lugar no ranking geral, seguida por Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória. A região Sudeste concentra as cidades mais inteligentes e conectadas, sendo seis municípios entre os dez mais bem colocados. A região Norte é a única sem representante entre as dez melhores – Palmas, capital do Tocantins, ocupa o 15º lugar. No Sul, Curitiba é a que detém a melhor posição. Recife lidera na região Nordeste. Já Brasília aparece à frente no Centro-Oeste.

“São Paulo lidera essencialmente por se destacar em praticamente todos os 11 setores analisados. É a cidade com mais disponibilidade de modais de transporte coletivo de massa e conta com novas leis de Plano Diretor e Uso e Ocupação do Solo. Ainda é nascedouro de muitas pequenas empresas, além de destino de verbas de pesquisas. Por fim, é sede de empresas de tecnologia de todos os portes, atraindo investimentos e negócios”, afirma Thomaz Assumpção, CEO da Urban Systems.

“Mas é importante ressaltar que as cidades brasileiras ainda estão muito longe de suas ‘concorrentes’ pelo mundo. O espaço que nossas cidades têm para avançar em relação a elas mesmas é de 50%. Em relação ao mundo é muito maior”, completa.

Mais sobre o ranking

O ranking também classifica as três melhores cidades por porte. Assim como nos parâmetros nacional e regional, São Paulo é a primeira colocada entre as cidades com mais de 500 mil habitantes. Vitória ficou com a melhor posição entre 100 e 500 mil habitantes (quinto lugar do ranking geral). Já Cajamar, no interior paulista, é a cidade melhor classificada com até 100 mil habitantes (36ª posição no ranking geral).

Ainda foram elaborados rankings a partir de cada setor analisado, com destaque para Belo Horizonte, primeiro lugar em meio ambiente, Vitória, como primeira colocada em saúde, Vinhedo, no interior de São Paulo, no topo em segurança, e a capital paulista, primeira em mobilidade.

Fonte: ComputerWorld