O iPhone 7 é mais caro para ser produzido do que seu antecessor, o iPhone 6s. A informação parte da IHS Markit, uma consultoria de mercado que analisa as peças de cada versão do smartphone da Apple logo que ela é lançada.

De acordo com as estimativas da empresa, o custo das peças de cada unidade do produto com 32 GB de armazenamento é de 219,80 dólares. Além disso, a consultoria soma cinco dólares como custo de produção de fábrica. Com isso, o valor total é de 224,80 dólares.

Em dezembro de 2015, a IHS Markit havia publicado a sua estimativa de custo para a produção de um iPhone 6s. A consultoria encontrou que o novo iPhone 7 é mais caro para ser construído do que o iPhone 6s era em seu lançamento. Para ser mais específico, a diferença é de 36,89 dólares.

“Apple ainda tem uma margem maior do que a Samsung, mas o custo dos materiais está mais alto do que era no passado”, escreve em uma análise Andrew Rassweiler, diretor sênior de custo da IHS Markit.

Esses números não levam em conta custos com marketing, transporte, estrutura de varejo, pesquisa e desenvolvimento, entre outros fatores.

Vale lembrar que o iPhone 7 de 32 GB é vendido por 649 dólares, nos Estados Unidos. Isso dá à Apple uma margem de cerca de 424 dólares por cada aparelho vendido.

A consultoria cita alguns fatores que deixam o produto mais caro. Um deles é o aumento da capacidade de armazenamento base do iPhone 7. Pela primeira vez o produto deixa de ter 16 GB para assumir 32 GB de armazenamento.

De acordo com a IHS Markit, a nova cor Jet Black (um preto brilhante) também adiciona custos à produção. Por conta disso, faz sentido a Apple oferecer o produto somente com armazenamento interno mais alto (o que aumenta o preço da venda).

O iPhone 7 ainda traz elementos que não existiam em versões anteriores. Um deles é o componente que trabalha com o novo botão home. Ainda existe a preocupação de materiais para que o produto seja resistente à água.

Tim Cook, CEO da Apple, já se pronunciou sobre cálculos desse tipo anteriormente. De acordo com ele, dificilmente números assim refletem a realidade. De qualquer maneira, é interessante fazer a comparação de evolução do custo de cada unidade do iPhone.

Fonte: Exame.com