A Oracle entrou para a lista de empresas investigadas pela Lava Jato. De acordo com documentos divulgados, a empresa estaria envolvida na operação por conta de um contrato fechado entre a Ação Informática para implementação de solução da empresa no Branco do Brasil, em 2010.

A Polícia Federal afirma que a companhia de Larry Ellison pode estar envolvida no pagamento de propinas feitas por meio do contrato no valor de R$ 4,9 milhões creditados na conta da Credencial Construtora Empreendimentos e Representações

À época das negociações, Enio Issa e Maurício David Teixeira, ex-sócios da Ação Informática, teriam declarado o pagamento de propina para a Credencial Construtora Empreendimentos e Representações por suposta consultoria realizada para fornecimento do software para o Banco do Brasil. O valor teria sido pago a pedido da Memora, empresa concorrente da licitação, dias depois da Ação vencer o contrato no valor de R$ 53,2 milhões.

Os donos da Credencial, Eduardo Aparecido de Meira e Flávio Henrique de Oliveira Macedo, foram presos em maio deste ano durante a 30ª fase da Operação Vício, parte da Lava Jato. A empresa é suspeita de realizar repasse de dinheiro para o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu durante governo do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.

De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, os investigadores ainda buscam destinatário do dinheiro pago pela Ação Informática, que tem ainda hoje sete contratos ativos no Banco do Brasil.

Em comunicado oficial, a Oracle afirmou que “está comprometida em conduzir seus negócios com alto padrão de ética e conformidade” e que possui políticas internas de conduta para que parceiros, funcionários e fornecedores não realizem “práticas de corrupção”. A empresa também afirmou investigar “alegações de má conduta com seriedade e coopera integralmente com qualquer solicitação de autoridades do governo”.

Fonte: It Fórum 365