Dois pesquisadores de segurança descobriram nesta semana que a Microsoft acidentalmente vazou chaves de segurança que permitem o desbloqueio de computadores, smartphones e tablets que rodam o Windows, e o carregamento de outros sistemas operacionais, além de softwares maliciosos.

Ainda não se sabe qual o grau de risco de segurança o vazamento representa para os usuários. Segundo os pesquisadores MY123 e Slipstream, seria necessário acessar fisicamente o dispositivo para usar a chave e instalar outro software nele.

O caso revela um dos possíveis problemas com a criação de brechas de acesso em sistemas operacionais. Ao criar um “backdoor”, ou seja, uma “porta dos fundos” de acesso, a empresa deve bloqueá-la de alguma forma. A Microsoft criou as chaves de segurança, mas, uma vez que elas foram vazadas, podem ser utilizadas por qualquer pessoa. Ao cair em mãos erradas, a chave pode trazer prejuízos ao usuário.

Apesar de a Microsoft corrigir o problema, os pesquisadores acreditam que seria impossível para a Microsoft inutilizar as chaves vazadas.

Fonte: Olhar Digital