Estudos ainda projetam crescimento considerável para 2021.

Segundo dados do Empresômetro, empresa de inteligência de negócios, o mercado tecnológico nacional cresceu 118% em dez anos.

O destaque vai para o setor de serviços, que mais obteve sucesso nessa trajetória.

Os serviços de web design, por exemplo, tiveram um aumento exponencial, tendo passado de apenas 25 negócios formalizados, em 2008, para 207 empreendimentos na área registrados, em 2018.

E, junto do web design, os serviços de manutenção, suporte e outros dentro da tecnologia da informação alcançaram um crescimento equivalente a 119% nesses dez anos, registrando 4,6 mil novos negócios.

A continuidade desse crescimento irá depender do avanço da tecnologia, uma vez que muitas aplicações novas têm surgido e em diversos campos diferentes, mas, no setor de serviços, a inteligência humana ainda supera a artificial.

As projeções continuam positivas. De acordo com a previsão da International Data Corporation (IDC) Brasil, o mercado da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) ainda deve crescer até 7% em 2021.

O estudo IDC Predictions é feito para apontar as tendências e os movimentos do mercado mundial.

Considerando apenas o mercado de TI, é esperada uma alta de 11%, e, separando apenas o segmento que contempla serviços, hardware e software, a previsão é de alta de 10%.

A conclusão ao analisar esses dados é de que, mesmo em momentos de crise, as pessoas ainda procuram investir no mercado da tecnologia.

A forma como as projeções irão se concretizar pode ter muito a ver com a demanda pelos serviços e produtos da área da tecnologia.

Desde o começo da pandemia do novo coronavírus, as medidas de distanciamento têm impactado as diversas áreas do mercado – principalmente, a da tecnologia.

Obedecendo a medida de segurança do trabalho remoto, trabalhadores precisam de tecnologia de qualidade para trabalhar.

A demanda por eletrônicos como impressora, celular, notebook core i7 e outros itens aumenta, pois a empresa é que precisa fornecer esses equipamentos aos colaboradores no lugar do escritório tradicional.

Dessa maneira, também aumentaram as necessidades de suporte para tecnologia, seja hardware ou software.

Da mesma forma, todas as ferramentas de administração e digitalização dos processos de trabalho e de interação de empresas e consumidores necessitam de web design e tecnologia da informação. 

Não é de se impressionar que o setor tenha crescido. Na verdade, as boas previsões só tendem a se manter nesses tempos de crise.

Fonte: https://www.jornalcontabil.com.br/mercado-tecnologico-nacional-apresentou-crescimento-de-118-nos-ultimos-dez-anos/