Há duas décadas, a Índia começou sua transformação em uma potência global de tecnologia da informação, inaugurando uma era de riqueza e criação de empregos nunca vista no país. (Avishek Das/SOPA Images/LightRocket via Getty Images)

Há duas décadas, a Índia começou sua transformação em uma potência global de tecnologia da informação, inaugurando uma era de riqueza e criação de empregos nunca vista no país. Agora, a terceira maior economia da Ásia está pronta para a próxima grande fronteira em tecnologia: o surgimento com uma nova geração de empresas de software como Zoom ou Slack.

A pandemia Covid-19 forçou as empresas em todo o mundo a fazer grandes investimentos em infraestrutura digital, aumentando a influência das empresas que fornecem software como serviço, ou SaaS. As empresas gastaram US$ 15 bilhões extras por semana no ano passado em tecnologia, enquanto se esforçavam para criar ambientes de trabalho remotos seguros, de acordo com uma pesquisa da KPMG.

As empresas de SaaS fornecem aplicativos baseados na web que cobrem tudo, desde o nível de segurança do software até o seu desempenho. Algumas das empresas de SaaS mais conhecidas do mundo incluem Zoom, SAP e Salesforce, a gigante americana dona do aplicativo de mensagens no local de trabalho do Slack.

O setor de software como serviço da Índia pode ter um valor de US$ 1 trilhão em 2030 e criar quase meio milhão de novos empregos, de acordo com um relatório recente compilado pela consultoria McKinsey & Co. e SaaSBoomi, uma comunidade de líderes do setor.

O relatório disse que existem quase mil empresas desse tipo na Índia, das quais 10 são unicórnios ou startups com valor de pelo menos US$ 1 bilhão.

“Esta pode ser uma oportunidade tão grande quanto a indústria de serviços de TI foi nos anos 90”, disse Girish Mathrubootham, CEO da Freshworks, a empresa de SaaS mais conhecida da Índia. Ela entrou com um pedido de IPO no mês passado, juntando-se a uma série de outros grandes unicórnios de tecnologia indianos que foram a público neste ano.

A Freshworks foi fundada há mais de uma década na cidade de Chennai, no sul da Índia. Como o Salesforce, ele fornece software para ajudar as empresas a gerenciar as relações com seus clientes. É também o unicórnio mais antigo da Índia no setor, tendo levantado fundos de investidores como Tiger Global e Accel, e tem mais de 50.000 clientes. A última avaliação da empresa foi de US $ 3,5 bilhões em uma rodada de financiamento de 2019, de acordo com a empresa de dados Tracxn.

Outras empresas indianas de SaaS encontraram tração concentrando-se em negócios de nicho. Zenoti, por exemplo, é um unicórnio que desenvolve software para a indústria de spas e salões de beleza.

Dos dez unicórnios SaaS da Índia, seis alcançaram esse marco em 2020 e os investidores em todo o mundo estão prestando atenção. No ano passado, os investidores injetaram US $ 1,5 bilhão em empresas de SaaS indianas, quatro vezes mais do que em 2018 ou 2019, de acordo com o relatório SaaSBoomi.

Fonte: https://br.noticias.yahoo.com/india-quer-dominar-a-proxima-evolucao-da-tecnologia-142550573.html