O sinal analógico será desligado a qualquer momento em boa parte da Grande São Paulo. Ao todo, 39 municípios passarão a contar apenas com a TV digital. Na última terça-feira, 28, o Grupo de Implantação da TV Digital (Gired) realizou uma reunião na sede da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em que a migração foi aprovada por unanimidade.

Os membros do Gired — que é comandado pelo presidente da Anatel, Juarez Quadros — levaram em conta um levantamento do Ibope segundo o qual 90% dos domicílios da Grande São Paulo estavam aptos a receber o sinal digital. A Portaria nº 378/2016, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), determina que é preciso ter pelo menos 93%, mas, como a pesquisa do Ibope tem margem de erro de três pontos percentuais, entendeu-se que a meta foi atingida.

Além disso, havia algumas projeções no estudo que contribuíam para o entendimento de que a migração poderia ser realizada agora. Por exemplo, se o desligamento ocorresse em 24 de março, quando terminou a coleta de dados, já haveria 95% de casas preparadas, segundo o Ibope.

A Anatel intensificará o programa de entrega de kits de conversão para a população de baixa renda. Devem ser distribuídas 1,2 milhão de unidades até esta quarta-feira, 29, e o processo seguirá por ao menos mais 45 dias, podendo ser prorrogado caso haja necessidade.

“Das famílias inscritas no Bolsa Família, 91% já contam com o sinal da TV aberta digital e, nos demais programas sociais, o percentual é de 89%. Além disso, nos canais abertos que forem desligados, será ainda transmitida por 30 dias cartela informativa para que o telespectador seja informado do fim das transmissões analógicas”, diz a agência.

Além da capital, o sinal analógico está sendo encerrado nos seguintes municípios: Arujá, Barueri, Biritiba Mirim, Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu, Embu-Guaçu, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guararema, Guarulhos, Ibiúna, Itapecerica da Serra, Itapevi, Itaquaquecetuba, Jandira, Mairiporã, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Santa Isabel, Santana de Parnaíba, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Lourenço da Serra, Suzano, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.

Fonte: Olhar Digital