A empresa de Hong Kong especialista em gestão de moedas virtuais Bitfinex, uma das maiores empresas do mundo nesse setor, reconheceu que uma falha de segurança em suas plataformas permitiu o roubo de 119.756 moedas bitcoin, avaliadas em US$ 65,8 milhões.

Em comunicado em seu site, a Bitfinex anunciou a descoberta de uma fissura em seus sistemas de segurança que obrigou a deter na terça-feira seu comércio de moedas virtuais e congelar os depósitos de seus clientes.

“Estamos investigando a falha para determinar o que ocorreu, mas sabemos que alguns de nossos clientes tiveram seus bitcoins roubados”, ressaltou a firma, uma das quatro maiores comerciantes desta moeda digital no mundo, com escritórios na Europa e Estados Unidos.

O roubo foi denunciado às autoridades, com as quais a empresa está cooperando, acrescentou em seu comunicado, no qual afirmou que outras moedas virtuais alheias à bitcoin não foram afetadas, e que estão sendo avaliadas várias opções para fazer frente às perdas dos usuários.

O roubo provocou hoje quedas superiores a 5% no valor da bitcoin na Bolsa de Tóquio.

A moeda virtual, desenvolvida em 2009 por Satoshi Nakamoto (sua identidade real ainda não foi revelada), perdeu desde 29 de julho 21% de seu valor com relação ao dólar, embora se desconheça se essa queda está relacionada com o atual roubo.

O ataque se assemelha ao perpetrado no começo de 2014 contra Mt Gox, uma firma japonesa dedicada ao comércio de bitcoins que se declarou em quebra após denunciar um roubo destas moedas digitais avaliado em US$ 650 milhões, o maior sofrido envolvendo esta controversa divisa.

O jornal “South China Morning Post” informou hoje que hackers responsáveis pelo furto poderiam ter se aproveitado do fechamento dos mercados financeiros de Hong Kong na terça-feira (devido ao tufão Nida) para encontrar uma brecha desde a qual foi possível ter acesso aos depósitos virtuais.

Fonte: Exame.com