Cibercriminosos russos se infiltraram no sistema Micros, divisão da Oracle que é um dos principais provedores de ferramentas tecnológicas para ponto de vendas (PDV) de lojas e restaurantes.

O ataque teria sido inoculado em uma máquina e se alastrado, afetando 700 computadores, informou Brian Krebs, especialista que mantém um blog sobre segurança da informação e que noticiou o fato.

Apesar de aparentemente pequeno, o incidente é preocupante devido a seu estrago potencial. A fabricante afirma que já notificou os usuários da tecnologia sobre o incidente.

A Oracle comprou a Micros em 2014, por um valor superior a US$ 5 bilhões. Na ocasião, a fabricante afirmou que a tecnologia era usada em mais de 330 mil sites, espalhados por 180 países.

Em um documento, não datado, compartilhado com o IDG News Service, a provedora afirmava havia “detectado e corrigido” códigos maliciosos em alguns sistemas legados da ferramenta.

A Oracle reforçou que “implementou métricas adicionais de segurança” para prevenir eventuais danos. A companhia, contudo, não detalhou essas medidas. Uma das recomendações é que usuários reiniciem suas senhas.

Fonte: Computer World