Vazou a versão final do iOS 11 durante o fim de semana e, como consequência disso, várias informações sobre o evento que a Apple realizará nesta terça-feira, 12, acabaram sendo antecipadas.

O software estaria disponível abertamente, mas escondido atrás de uma URL impossível de se adivinhar, segundo John Gruber, blogueiro especializado em cobrir assuntos relacionados à Apple. De acordo com ele, o vazamento “não foi um erro, e sim um ato deliberadamente malicioso de um empregado trapaceiro”, que repassou o endereço aos sites 9to5Mac e MacRumors. Mais tarde, a BBC confirmou a história com uma fonte independente.

Dentre as descobertas está o fato de que o novo modelo de iPhone será mesmo chamado de iPhone X, sendo as versões mais básicas o iPhone 8 e o iPhone 8 Plus. Os dois últimos manteriam as telas de LCD vistas nos modelos atuais, mas o X contará com um display OLED que vai quase de ponta a ponta do aparelho.

O botão Home de fato está indo embora no iPhone X, e acredita-se que sua função primordial seja transferida para botão de ligar/desligar, ou “botão lateral” — dois cliques nele abrem o multi-tarefas do iOS, por exemplo, e segurá-lo convoca a Siri. Sua função secundária, como casa para o sensor biométrico, será trocada pelo Face ID, recurso de reconhecimento facial que servirá para desbloquear a tela. Até vídeos explicativos da novidade vazaram.

Se uma das grandes novidades do iPhone 7 foi o modo “retrato”, disponível apenas na versão Plus, a bola da vez parece ser o “retrato Lighting”, que adiciona uma série de recursos de fotografia vistos em câmeras mais profissionais. Para vídeo, agora se sabe que o iPhone gravará em 1080p a 240 fps, e 4K a 24 fps ou 60 fps.

Outra novidade curiosa é que o iOS ganhará algo chamado Animoji, que, como sugere o nome, são emojis animados. Quase todos os ícones estarão disponíveis no formato, e o usuário poderá emprestar sua voz e movimentos faciais para “se transformar” em emoji — incluindo o de cocô.

A Apple não se pronunciou sobre o vazamento, que colocou até os papéis de parede do novo iOS à disposição na internet e também confirmou que vem aí um Apple Watch com conexão 4G. Vamos descobrir se tudo isso é real amanhã, a partir das 14h, quando Tim Cook subir ao palco para falar sobre os novos produtos da companhia.

Fonte: Olhar digital