O Google está lançando no Brasil o Avisos Públicos. Graças a parcerias com órgãos de defesa civil nacionais, o novo produto vai alertar a população sobre problemas relacionados ao clima.

“Avisos Públicos segue o objetivo de universalizar e disponibilizar as informações para as pessoas no momento em que elas precisam”, afirmou na apresentação do produto Juliana Dib Rezende, gerente de parcerias do Google Brasil.

Os parceiros da empresa nesse momento são o Instituto Nacional de Meteorologia(Inmet) e Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad). Avisos sobre ocorrência como inundações, chuvas fortes, baixa umidade, entre outros eventos serão dados aos usuários do Google.

Esses alertas chegarão de diversas maneiras. Eles poderão estar no Google Mapas, na busca ou no Now, a central de notificações dos usuários Android. O usuário ainda pode consultar todos os alertas dos 12 países onde o produto está ativado em google.org/publicalerts. Entre esses países estão Estados Unidos, Canadá, Colômbia, Indonésia, entre outros.

O avanço que o produto traz é unificar alertas de clima e tragédias naturais em um único lugar, antes, eles ficavam distribuídos em suas agências. Tudo isso é feito graças a uma tecnologia de integração de sistemas chamada Common Alerting Protocol, ou CAP para os íntimos.

“Não temos uma tradição de valorização da defesa civil”, disse o general Adriano Pereira Júnior, que é secretário nacional de proteção e defesa civil. “A parceria colocará informações de qualidade e orientações que irão ajudar as pessoas em como agir em casos de desastres.”

Avisos Públicos nasceu em 2005 nos Estados Unidos. A motivação do Google para a criação do sistema de alertas foi o furacão Katrina.

O produto já está funcionando no Brasil. Os usuários podem se deparar com alertas de clima no Google Mapas, Now e na busca a partir de hoje.

Fonte: Exame.com