Em parceria com o Centro Paula Souza desde 2007, a Microsoft trouxe mais uma novidade para aprimorar o ensino dos estudantes das Etecs e Fatecs de São Paulo. A empresa vai permitir que os alunos dessas instituições tenham acesso a ferramentas de nuvem e inteligência artificial.

Esse acordo vai permitir que os estudantes participem do programa Microsoft Imagine. Nele, é possível criar bots e outras utilizando recursos de inteligência artificial. Também será possível aprender novas linguagens de programação utilizando o Azure e a utilização soluções de banco de dados SQL e Visual Studio Team Services.

O objetivo da empresa de tecnologia é colaborar para que os jovens tenham uma formação mais completa e possam entrar no mercado de trabalho mais preparados para lidar com os desafios que as empresas – não apenas de tecnologia – enfrentam nos dias atuais.

Além disso, conforme relatado por Antônio Moraes, diretor de educação da Microsoft, o projeto também quer aproximar as mulheres do mercado de tecnologia. Hoje, mesmo com o aumento da presença feminina nas salas de aula, o mercado ainda é dominado por homens.

Outros objetivos são ainda a democratização do mercado de inteligência artificial, o que permitiria que mais pessoas pudessem ter contato com a tecnologia que é a principal tendência atualmente. E também a reinvenção da produtividade, principalmente porque muita gente e até o governo dos Estados Unidos está preocupado em saber como a IA poderá substituir os humanos nos postos de trabalho.

Além de contar com o acesso às ferramentas do pacote Office 365, o Centro Paula Souza se mostra empolgado com a novidade. Em entrevista ao Olhar Digital, Ruben Pimenta, diretor de infraestrutura computacional da instituição, disse que a ideia poderá ajudar os alunos até mesmo a desenvolverem seus próprios negócios ainda enquanto estão estudando.

“Não faz muito tempo que um grupo de alunos da Fatec produziu um Trabalho de Conclusão de Curso utilizando a plataforma Azure. Eles criaram uma startup que fornecia serviços de nuvem”, lembra o profissional.

Treinamento

Antes dos alunos terem contato com as novas tecnologias, a Microsoft fará cursos com os professores das Fatecs e Etecs com o objetivo de ensiná-los a utilizarem as plataformas de forma didática. Depois disso, os próprios professores vão ensinar outros profissionais e também os alunos. Tudo funcionando como uma cascata de aprendizado.

Fonte: Olhar Digital