Um ex-funcionário da IBM se declarou culpado de roubar segredos e espionar a empresa. Xu Jiaqiang afirmou no fim da semana passada que roubou as informações “para beneficiar a Comissão Nacional de Saúde e Planejamento Familiar da República Popular da China” durante o período que trabalhou na empresa, de 2010 a 2014.

Jiaqiang é chinês e foi descoberto pelo FBI quando tentou vender o código-fonte do sistema de arquivos em cluster para agentes disfarçados de investidores do setor.

Parte do software roubado incluía demonstrações de como ele consegue acelerar os processos, distribuindo-os a diferentes servidores. Questionado, o homem afirmou que era possível saber que o programa era roubado da IBM, mas que seria possível usar scripts para mascarar suas origens.

Esta não é a primeira espionagem econômica realizada por chineses em empresas dos Estados Unidos. Nos últimos anos, o Departamento de Justiça dos EUA acusou uma série de hackers de tentarem roubar dados de diversas empresas, em setores como energia e advocacia.

Após a confissão, o chinês será condenado. A data prevista para que isso aconteça é de 13 de outubro deste ano.

Questionada pela Fortune, a IBM ainda não se manifestou.

Fonte: Olhar Digital