Em mais uma daquelas notícias que podem apontar os rumos do futuro, a Apple confirmou a compra da SensoMotoric Instruments, empresa especializada em tecnologias de rastreamento ocular. Por mais que tenha falado oficialmente no assunto, após rumores apontarem para a aquisição, a Maçã não deu mais detalhes sobre o caso.

O valor da compra, por exemplo, não foi revelado, muito menos a utilização dos produtos da adquirida dentro da estrutura da empresa de Cupertino. Em uma breve declaração, a Apple disse apenas que costuma adquirir companhias menores de tempos em tempos para que suas tecnologias sejam usadas internamente, mas que não vai discutir esse tipo de utilização com a imprensa.

Todos os caminhos, claro, apontam para novidades no mundo mobile, com sistemas de reconhecimento ocular sendo usados, no mínimo, em testes de usabilidade. O céu, entretanto, parece ser o limite, já que a SensoMotoric Instruments realiza experimentos com esse tipo de tecnologia em diversas frentes, estudando maneiras inusitadas de aplicar tais ferramentas.

Ela, por exemplo, imagina que treinamentos esportivos possam ser adaptados individualmente a cada atleta de acordo com a forma como seus olhos navegam pela quadra. O mesmo vale para o inverso, com treinadores assumindo a perspectiva dos jogadores para entender o que chamou sua atenção durante as partidas. É uma mistura de rastreamento ocular com realidade aumentada que ainda está em fase de testes, mas que pode gerar resultados interessantes em um futuro próximo.

Isso sem falar, claro, nas implementações mais “tradicionais”. A SensoMotoric também estuda a inclusão desse tipo de tecnologia em sistemas de direção autônoma, processos industriais e o já reconhecido desbloqueio de computadores e smartphones. São todas áreas nas quais a Apple tem reconhecida atuação, com uma aquisição desse tipo podendo representar significativos avanços.

As informações sobre a aquisição surgiram no início da manhã desta terça-feira (27) por meio de fontes anônimas, que revelaram até mesmo documentos de uma companhia chamada Vineyard Capital Corporation, que teria sido apontada pela Apple para lidar com os trâmites legais e financeiros da aquisição.

De acordo com os dados vazados, a Apple teria adquirido controle completo da SensoMotoric Instruments, assumindo posse de 100% das cotas da companhia. Detalhes sobre como tudo vai funcionar daqui em diante ainda são inexistentes, mas os indícios apontam para uma fusão completa entre as empresas, com seus funcionários e serviços, agora, funcionando sob o guarda-chuva da Maçã e com tecnologias servindo exclusivamente a ela.

Indicam para isso o fato de que páginas de produtos, empregos e agenda de eventos desapareceram completamente do site da companhia adquirida. Clientes da SensoMotoric também relataram não estarem mais recebendo comunicações ou contatos da companhia já há algumas semanas e até mesmo o telefone comercial da companhia teria sido desativado.

Entretanto, como a declaração inicial da Apple indica, deve levar algum tempo até que saibamos exatamente quais foram as intenções da empresa com a aquisição, se é que essa informação será colocada às claras. A companhia costuma manter sigilo com relação a seus processos internos, mas se os indícios de fusão completa se provarem reais, a tecnologias devem se tornar parte integrante de futuros produtos da Maçã.

Fonte: Canaltech