A adoção de serviços cloud continua a ganhar tração ao redor do mundo. Porém, até o momento, poucas organizações estão maximizando o valor que o modelo realmente pode oferecer a seus negócios.

De acordo com um estudo global da Cisco, cerca de 68% das empresas estão usando recursos de nuvem para ajudar a gerar resultados efetivos, um aumento de 61% em relação ao estudo do ano passado.

No entanto, a provedora indica que a maioria das companhias (69%) ainda não possui estratégias maduras de nuvem, sendo que apenas 3% delas usam cloud para gerar resultados de negócios superiores.

Em média, as organizações em estágios mais avançados de adoção veem um benefício anual por aplicativo baseado em nuvem de US$ 3 milhões em receitas adicionais e US$ 1 milhão em economia de custos.

“Estes aumentos de receita têm sido em grande parte o resultado de vendas de novos produtos e serviços, ganhando novos clientes mais rapidamente, ou pela habilidade acelerada de vender para novos mercados”, lista.

O estudo também revela que 95% destas organizações com estratégias otimizadas de nuvem construíram um ambiente de TI híbrido, que utiliza múltiplas nuvens públicas e privadas baseadas em economia, localização e políticas de governança.

Os dados da Cisco são baseado em uma pesquisa de mercado realizada pela IDC com executivos responsáveis por decisões de TI em mais de 6,1 mil organizações em 31 países.

Segundo o estudo, as organizações enfrentam uma série de obstáculos para alcançar uma maior maturidade de nuvem incluindo deficiência de capacidades e habilidades, falta de uma estratégia e um roteiro bem definido, um legado de estruturas organizacionais de silos entre as áreas de Tecnologia da Informação e negócios.

Fonte: ComputerWorld