Foto: Eduardo Montecino | PMJS

Jaraguá do Sul desponta como SmartCity e vira referência estadual em inovação e transformação tecnológica

Na última década, o número de empresas de tecnologia no país disparou. De acordo com informações divulgadas pela Datahub, especializada em inteligência de dados, o crescimento entre os anos de 2011 e 2020 foi de 210%. A consolidação desse setor tem se tornado cada vez mais relevante com o passar do tempo, com esses negócios oferecendo uma parcela significativa dos postos de trabalho e movimentando a economia com a oferta de serviços e soluções.

Em Santa Catarina as empresas do setor tiveram faturamento estimado em R$ 17,7 bilhões, segundo os últimos dados do Observatório da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE). Isso representa uma participação acima da média nacional no PIB estadual.

A Grande Florianópolis ainda concentra a maioria desses negócios, mas outras regiões começam a crescer e atrair a atenção. Com 14,8% do faturamento total das empresas do setor, a região norte é berço de inovação e empreendedorismo no estado e está sendo reconhecida nacionalmente. A cidade de Jaraguá do Sul foi listada recentemente pelo Ranking Connected Smart Cities entre as cidades inteligentes mais conectadas do país.

O levantamento elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta, levou em consideração 75 indicadores como tecnologia e inovação, economia, educação e empreendedorismo para analisar em 677 municípios brasileiros aqueles que oferecem o maior potencial de desenvolvimento do país.

Para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação do município, este reconhecimento é muito importante, não só pelo trabalho realizado e pela indicação que as ações em Jaraguá do Sul se direcionam para o caminho correto, mas também para a atração de novos negócios e profissionais qualificados para a cidade, fomentando assim a economia local de forma sustentável.

Atualmente, 16,28% dos empregos formais da cidade são oferecidos pelo setor de tecnologia da informação e comunicação.

Construindo uma cidade inteligente

O reconhecimento de Jaraguá do Sul como cidade inteligente é um plano de longo prazo. O objetivo, de acordo com a administração municipal, é tornar Jaraguá do Sul um exemplo de inovação e sustentabilidade.

Com o objetivo de se tornar uma cidade inteligente, Jaraguá do Sul conta com iniciativas como o app Jaraguá na mão — Foto: Eduardo Montecino | PMJS

“Nossa prioridade é aumentar a capacidade de oferecer internet de alto nível, melhorando nossa velocidade média das conexões de banda larga e rompendo os prazos de instalação da tecnologia 5G. Uma infovia de qualidade é comparável a duplicação da BR 280”, afirma o diretor de Tecnologia da Informação do município, Márcio Manuel da Silveira.

Atualmente 93,9% de Jaraguá do Sul tem cobertura 4G.

Investimentos na criação de um Distrito de Inovação

Para fortalecer a área e permitir que novas iniciativas sejam criadas, a cidade tem realizado uma série de investimentos no Distrito de Inovação, onde estão localizados o Parque de Inovação, Centro de Inovação e instituições de ensino. Além disso, o Centro Up!, um espaço que será destinado à incubação de empresas, está em fase de finalização.

O grupo consultivo busca contribuir com a integração da comunidade em torno de pautas de desenvolvimento econômico, social e inovação.

Com os investimentos a prefeitura percebe o fortalecimento da economia. A arrecadação de Imposto sobre Serviços (ISS), por exemplo, aumentou cerca de 48% entre 2016 e 2020. O número de empresas abertas também cresceu. De 2018 para o ano passado a quantidade desses novos negócios teve um salto de 50%.

Para estimular que o ecossistema empreendedor local continue se desenvolvendo, o município está adotando políticas públicas voltadas à desburocratização para a implementação de empresas disruptivas, criando espaços experimentais no município para negócios inovadores.

Cidade inteligente em todos os setores

O posto de cidade inteligente é consequência de uma série de investimentos realizados pela prefeitura de Jaraguá do Sul em diferentes setores e que tem possibilitado a conectividade, ganho em inovação e eficiência para a população.

A secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação do município destaca como exemplo os investimentos emsaneamento básico, com mais de 90% da população atendida por rede de coleta de esgoto; iluminação pública do tipo LED com controle on-line; semáforos inteligentes; emissão de alvarás de funcionamento digitais; site municipal responsivo e aplicativo com os mais diversos serviços para o cidadão. Além disso, o município possui um aplicativo onde os usuários do transporte podem acessar, em tempo real, a localização do ônibus.

Para o diretor de Tecnologia da Informação do município, Jaraguá do Sul está sendo reconhecida pelo DNA da inovação da cidade e pela qualidade de vida que oferece para a população.

“As empresas locais têm centros de pesquisas próprios e convênios com universidades de renome mundial. Elas atraem profissionais de todo o Brasil e de diversos continentes que encontram uma cidade segura”, conclui.

Fonte: G1 Globo